Revelada no mês passado no Salão de Genebra, na Suíça, a 10ª geração do Civic Type R, de acordo com a Honda, acaba de levar o título de veículo produzido em série com tração dianteira mais rápido no circuito alemão de Nürburgring. A montadora divulgou um vídeo para comprovar o feito, com o tempo de 7min43s8. A marca é quase sete segundos mais rápida que a do Type R anterior, e superou o Volkswagen Golf GTI Clubsport, até então o modelo mais rápido, que havia cravado o 'temporal' de 7min47s2.
O recorde anunciado pela Honda foi obtido no dia 3 de abril deste ano, com pista seca, e, obviamente, o Civic Type R usado em Nürburgring era exatamente como o carro sai de fábrica, sem nenhuma alteração. Parte do recorde, de acordo com engenheiros da Honda, se deve ao melhor desempenho do hatch nas curvas, na comparação com seu antecessor. O novo Type R tem pneus mais largos, entre-eixos maior, alterações na suspensão traseira e melhorias aerodinâmicas que contribuíram para maior estabilidade – e menor tempo – nas curvas de alta velocidade.
Versão mais forte do Civic, o Type R tem motor 2.0 turbo de 320 cv de potência e 40,78 kgfm de torque. A transmissão é manual de seis marchas.