A Hyundai confirmou nesta terça-feira que irá produzir uma picape para o mercado dos EUA com base no conceito Santa Cruz, apresentado no Salão de Detroit em 2015. Trata-se de um comercial com dimensões próximas ao dos modelos Fiat Toro e Renault Duster Oroch.
A confirmação sobre a produção em terras norte-americanas partiu do vice-presidente de Planejamento de Produtos da marca sul-coreana, Michael J. O’Brien, durante entrevista à agência de notícias Reuters.
Não foi revelado, no entanto, quando a picape – que ainda não se sabe se será chamada Santa Cruz – chegará oficialmente aos EUA. Anteriormente, fontes ligadas à Hyundai chegaram a dizer que poderia aportar no final de 2018. No entanto, com as novas gerações do Santa Fé e do Tucson no forno, a picape deverá ficar para 2020.
Algo que chama a atenção e que tem ligação direta com o Brasil, é que a Santa Cruz foi ‘musa’ inspiradora da Creta STC, picape conceito apresentada no Salão do Automóvel de São Paulo no ano passado e que arrancou elogios da crítica especializada.
E ao contrário do mercado norte-americano, onde as picapes grandes – estamos falando de Dodge RAM, Ford F-150 e Chevrolet Silverado – dominam, o brasileiro abraça este tipo de comercial com força. A Toro, por exemplo, é a picape mais vendida e 9º automóvel mais emplacado em 2017, de acordo com dados da Fenabrave.
Olha a Hyundai com todos os ingredientes nas mãos para crescer ainda mais em solo tupiniquim...