O carro de origem chinesa mais vendido do Brasil vai ganhar câmbio automático CVT no segundo semestre. Além disso, o Lifan X60 terá o design renovado pela segunda vez após seu lançamento no Brasil, em 2013. As mudanças estéticas ficam restritas à grade e ao interior.
Webmotors fez um breve test drive do SUV dentro de uma das três fábricas da Lifan em Chogqing, na China. Foi possível observar que a transmissão tem um nível de ruído um pouco elevado por conta das trocas em alta rotação. Mesmo assim, o desempenho é satisfatório tendo em vista a caixa manual, que tem desempenho aquém do desejado pelo consumidor.
O novo câmbio chega para atender a uma demanda prioritária dos consumidores de SUVs. No entanto, outra necessidade do mercado brasileiro não será atendida por enquanto. Isto é, o motor 1.8 de 128 cv continuará tendo propulsão somente a gasolina.
A novidade deve chegar ao Brasil em um período próximo ao lançamento do câmbio CVT do rival JAC T5. Já o outro concorrente chinês Chery Tiggo já tem transmissão automática, porém a caixa tem quatro velocidades.
Quanto ao design, as mudanças também são chamativas. Isso porque a grade frontal muda totalmente e abandona o símbolo convencional da Lifan com o número 7 escrito três vezes de cabeça para baixo. Agora, o nome da marca é escrito em uma barra cromada horizontal e acompanha novo conjunto ótico. Por dentro, há pequenas mudanças no formato e distribuição de botões no console central.
MANUTENÇÃO DA LIDERANÇA
Apesar das novidades, a Lifan não projeta aumentar o volume de vendas. Segundo o diretor de marketing da Lifan Motors do Brasil, Luiz Zanin, a intenção é manter o atual patamar de emplacamentos por conta da crise econômica, o que já manteria o X60 como o chinês mais vendido do Brasil. Somente no primeiro trimestre, o veículo registrou 666 unidades vendidas, de acordo com a Fenabrave (Fcaptionação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).
NOVA GERAÇÃO
Mudanças gerais para o X60 já estão no radar. A Lifan, inclusive, já mostrou o desenho do conceito para a nova geração do SUV, que tem lançamento programado no mercado chinês para abril de 2017 – ainda não há previsão de importação para o Brasil.
A fabricante já antecipou que o veículo terá opção de motor 1.8 e 2.0. A oferta de transmissão seguirá a mesma (manual de cinco marchas ou automática CVT). A promessa ainda é de que o interior seja totalmente reformulado, mas as dimensões permanecerão as mesmas - 4,32 metros de comprimento e 2,60 metros de entre-eixos.