Depois de ser reprovado no teste de impacto do Latin NCAP em maio do ano passado, quando zerou a nota de proteção para adultos e ficou com três de cinco estrelas para crianças, o Chevrolet Onix recebeu reforços estruturais e, em nova avaliação, patrocinada, foi aprovado com três estrelas tanto para adultos quanto para crianças.
O hatch, que é o carro mais vendido do Brasil há três anos consecutivos, tinha sido reprovado anteriormente justamente no teste de impacto lateral, no qual apresentou danos "dramáticos" à coluna central , localizada entre as duas portas, e estrutura instável, comprimindo o tórax dos ocupantes.
Dessa vez, de acordo com Alejandro Furas, secretário geral do Latin NCAP, responsável por avaliar a segurança de automóveis vendidos na América Latina, incluindo o Brasil, e Caribe, o Onix "foi melhorado estruturalmente com elementos de absorção de energia nas portas, o que permite uma proteção melhor do que a versão testada no ano passado". O Onix também recebeu melhoria no cinto de segurança do motorista, bem como ganchos Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis. As alterações, aplicadas em veículos produzidos a partir de 15 de janeiro, também valem para o Prisma, o sedã do Onix.
As melhorias, porém, não evitaram algumas críticas do órgão de segurança, que avaliou como "estável" a estrutura dianteira na proteção para os pés, mas considerou "condições limites de proteção do peito no impacto frontal", com o "mínimo" de desempenho para ficar com as três estrelas. Quanto à proteção para crianças, o Latin NCAP considerou "boa"para crianças de um ano e meio e "marginal" para passageiro infantil de três anos.
Nos testes, instituto de segurança viária avalia os veículos no impacto frontal e no lateral, incluindo a simulação de batida lateral contra um poste, quando há proteção específica para a cabeça, como airbags laterais. O Latin NCAP informa que o Onix não foi submetido ao teste de poste justamente por não contar com esse tipo de recurso - esse teste é uma exigência para a obtenção das cinco estrelas. O Volkswagen Virtus, que foi testado na mesma rodada, tem as bolsas laterais e, por esse e outros motivos, ficou com cinco estrelas tanto para crianças quanto para adultos. O órgão também testa a eficiência dos controles de tração e estabilidade, quando disponíveis (Onix e Prisma não têm o recurso), além da proteção para pedestres.
" A proteção para os ocupantes adultos conseguiu alcançar, apenas, as três estrelas, apresentando uma proteção fraca para o peito do adulto no impacto frontal e no lateral. A Proteção do ocupante infantil mostrou um resultado de três estrelas com proteção marginal no teste de impacto frontal no dummy de três anos. O Onix conta, ainda, com um cinto pélvico (dois pontos) no banco traseiro central. O Latin NCAP alenta a Chevrolet a melhorar a força da proteção oferecida por esse modelo para garantir aperfeiçoados desempenhos no futuro", avaliou o Latin NCAP.
RESPOSTA DA GM
A General Motors, fabricante do Onix, enviou comunicado oficial à reportagem para comentar o resultado da mais recente avaliação. " O Chevrolet Onix cumpre integralmente com todos os requisitos locais de segurança. A GM compartilha o objetivo de melhorar a segurança rodoviária em todo o mundo e busca a melhoria contínua da segurança dos veículos à medida em que novas tecnologias se tornem disponíveis.
A GM informa que desde a publicação da nova norma da ABNT sobre impactos laterais, em agosto de 2013, trabalha na evolução estrutural do Onix. Os reforços estruturais recentemente implementados no veículo antecipam a entrada em vigor da norma. O resultado do teste realizado pela Latin NCAP, conferindo três estrelas ao modelo, reflete as melhorias incorporadas ao veículo.
Seguindo o programa de melhoria contínua do produto e de antecipação ao cumprimento de futuras normas de segurança, o Onix passou a ser equipado ainda com os sistemas Isofix e Top Tether para fixação de cadeirinhas infantis, a exemplo do que já acontecia com o alerta de não utilização do cinto de segurança e o sistema de monitoramento de pressão dos pneus."