Todo início de ano é o mesmo processo. Parte do orçamento dos motoristas logo no primeiro mês precisa ser destinado às despesas padrões como IPVA ou o licenciamento. Mas também existem outras. Hoje, o WM1 vai ensinar o passo a passo sobre como dar entrada no Seguro DPVAT. Confira!
DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de via Terrestre) é um seguro obrigatório para motoristas criado para indenizar todas as vítimas do trânsito no território nacional. A sua obrigatoriedade aconteceu em 1974, com a Lei nº 6.194.
Após ver quem tem direito ao DPVAT, é hora de saber como solicitar o seguro. O prazo para dar entrada é de até três anos a partir da data da ocorrência do incidente — exceto em casos de invalidez permanente, quando a data começa a contar a partir do momento de ciência da invalidez.
Todo o procedimento é simples e gratuito. Mas, para conseguir abrir a solicitação, é necessário estar munido de documentos. A entrada no Seguro DPVAT pode ser feita em qualquer um dos oito mil pontos de atendimento espalhados em todo o Brasil. Encontre o mais próximo a você e solicite o benefício caso necessário.
Vai depender do motivo pelo qual você está dando entrada no Seguro DPVAT. Para ajudá-lo, vamos especificar os documentos necessários de acordo com cada tipo de caso: despesas médicas e hospitalares, invalidez permanente e morte.
Antes de listar os documentos, é importante lembrar que apenas a própria vítima ou um representante legal poderão abrir o pedido de reembolso do DPVAT. A entrada por terceiros só é possível após a entrega de procuração específica.
Quando a vítima é menor de idade, o representante legal que efetuou as despesas médicas e hospitalares deve ter em mãos os seguintes documentos:
Em casos de terceiro (pessoa jurídica) que efetuou os pagamentos, acrescenta-se a necessidade do Estatuto ou Contrato Social, qualificando o funcionário a receber o reembolso do Seguro DPVAT.
Para caso de invalidez permanente, os documentos para abertura do pedido de indenização do Seguro DPVAT devem ser apresentados pela própria vítima, beneficiário ou o seu representante legal.
Quando o acidente de trânsito resulta em morte, os documentos para dar entrada no Seguro DPVAT são entregues pelo beneficiário ou seu representante legal. Além dos padrões, como o Boletim de Ocorrência, os principais documentos da vítima e o formulário do Seguro DPVAT preenchido, existem outras solicitações.
No entanto, elas são divididas de acordo com o tipo de vítima. E, além destes acima, a seguradora irá solicitar outros documentos específicos. Portanto, vale dar uma olhada no site da Seguradora Líder, atual administradora do Seguro DPVAT.
O valor máximo a ser recebido vai variar de acordo com a gravidade do acidente. Para ocorrências que houver morte, a indenização é de R$ 13.500. Em caso de invalidez permanente, pode chegar aos R$ 13.500, dependendo do grau da lesão.
Para ajudar nos custos de despesas médicas e hospitalares comprovadas, o valor máximo é de R$ 2.700 para cada pessoa acidentada. O reembolso irá cair direto na conta corrente ou conta poupança da vítima, beneficiários ou representante legal depois de 30 dias da apresentação dos documentos exigidos.
Como já dissemos, atualmente, a administradora do DPVAT é a Seguradora Líder. Após dar entrada no benefício você recebe um número de sinistro para realizar o acompanhamento do processo.
Pelo próprio site da companhia você consegue visualizar o encaminhamento do seu pedido e até mesmo saber outras informações mais específicas sobre como receber o Seguro DPVAT.
Agora que você já sabe tudo sobre como dar entrada no seguro DPVAT e todos os processos envolvidos, não deixe de acompanhar outras informações sobre o mundo automotivo aqui no WM1.