Segundo o portal Automotive Business, as cidades de São Paulo e Rio de Janeiro estão entre as dez piores para se dirigir em todo o mundo. Os dados, de acordo com o portal, vêm de um estudo da Mister Auto, rede de vendas online de autopeças na Europa que pertence ao Grupo PSA.
A edição de 2019 da publicação foi divulgada nesta quinta-feira (14). O estudo, segundo a Mister Auto, coleta uma série de dados de centenas de cidades ao redor do globo.
Como resultado, 100 cidades são ranqueadas a partir da pontuação de cada uma, combinando um total de 15 fatores que revelam os melhores e piores locais para os proprietários de automóveis.
E no resultado deste ano, São Paulo aparece como a sétima pior; o Rio de Janeiro é a nona. O estudo, basicamente, divide os fatores em três grupos: infraestrutura (média diária de trânsito, qualidade do asfalto etc.); segurança (taxa média de fatalidade por 100 mil habitantes e um índice de "raiva", que mede o grau de sentimento de aversão dos motoristas) e custos (gastos com estacionamentos, combustível e o imposto anual de circulação, algo como o IPVA, entre outros.
Obviamente, São Paulo e Rio de Janeiro foram mal em todos os três quesitos. No ranking, a melhor cidade do mundo para dirigir é Calgary, no Canadá, com pontuação máxima de 100; já a pior é Mumbai, na Índia, que teve apenas 1 ponto. Para conferir o ranking total (em inglês), clique aqui.