O ranking com as marcas que mais venderam veículos em 2019 trouxe algumas surpresas. Só que nos andares de baixo. Segundo os dados consolidados da Fenabrave, a associação que reúne as concessionárias de todo o país, General Motors e Fiat mantiveram a ponta. Porém, fabricantes tradicionais decepcionaram.
Os números de quais marcas venderam mais em 2019 são baseados nos emplacamentos no acumulado de do ano. Na parte de automóveis de passeio, que inclui hatches, sedãs, monovolumes, stations wagons e SUVs, a GM mais uma vez foi a primeira colocada.
O fabricante norte-americano 19% de participação, com a Volkswagen em segundo, com 15,4%. A liderança da Chevrolet foi embalada principalmente pela linha Onix - que ganhou nova geração em 2019.
O hatch se viu envolto em casos de incêndio e recall. Mesmo assim, foi novamente o carro mais vendido do país, com mais que o dobro de unidades comercializadas que o segundo colocado, o Ford Ka.
Por falar em Ford, entre os carros de passeio a marca caiu da terceira posição, em 2018, para um sexto lugar em 2019, com 8,68% de participação. Foi superada por Renault, que ficou com a terceira posição, com 9,61%, Hyundai (quarta colocada, com 9%) e Fiat, na quinta posição, com 8,90%.
Reflexo direto do apequenamento da Ford no país. Seguindo as novas diretrizes globais da empresa, a montadora encerrou a produção das linhas Fiesta e Focus no Mercosul. Ou seja, basicamente só oferece Ka, EcoSport - que enfrenta rivais mais modernos - e Ranger.
Na parte de comerciais leves, a Fiat novamente reina absoluta e com folgas. Na parte do mercado que concentra picapes, furgões e vans, a Fiat se vale principalmente de seus dois grandes sucessos mercadológicos: Strada e Toro.
As duas picapes mais vendidas do país ajudaram a Fiat a fechar 2019 com 41,4% de participação no mercado de comerciais leves. A Volks ficou em segundo, bem atrás: 16,3%. O pódio é completado pela GM, 11,2%. No ranking, a Toyota aparece em quarto, com 10,1%, motivada pelas vendas da Hilux.
Ao somar caros de passeio e comerciais, o primeiro lugar fica com a GM, com 17,8% de mix. A vice-liderança é da Volkswagen, com 15,5% e, em terceiro, aparece a Fiat, com 13,7% de market share.