A chegada do novo Polo, que será lançado em novembro com produção nacional, já começa a mexer com a gama de modelos da Volkswagen no Brasil. Quem visitar o site comercial da marca vai perceber que a Space Cross já não aparece mais no configurador da marca e a Spacefox teve a linha reduzida à versão Trendline, que ficou mais barata e um pouco mais equipada.
Agora, a Spacefox Trendline com transmissão manual tem preço sugerido de R$ 58.990, enquanto a mesma perua com câmbio automatizado I-Motion sai por R$ 62.366 - uma redução aproximada de mais de R$ 9 mil na comparação com os valores praticados anteriormente para essa versão.
A perua passa a trazer de série sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, alarme, chave canivete, sistema de som com Bluetooth e USB e retrovisores com ajustes elétricos, função "tilt-down" e repetidores de seta integrados. Também conta com itens já previamente oferecidos na versão Trendline, como direção elétrica, ar-condicionado, vidros e travas elétricos, volante com ajuste de altura e profundidade e volante ajustável em altura e profundidade.
O único opcional é o pacote "Módulo Interativo", que custa R$ 2.490 e agrega computador de bordo, rodas de liga leve de 15 polegadas, central multimídia Composition Touch (foto abaixo) e volante multifuncional com comandos integrados.
O enxugamento no número de versões de seus modelos é uma estratégia que foi anunciada em julho por David Powels, presidente e CEO da Volkswagen do Brasil, na ocasião do anúncio da transferência de toda a produção do Gol para Taubaté, no interior paulista, a fim de liberar espaço na planta de São Bernardo do Campo (SP) para a produção do Polo de sexta geração.
Por meio de nota, a Volkswagen informa que "está colocando em prática a estratégia de simplificar a complexidade da oferta de versões de seus produtos, aumentando a competitividade dos modelos da marca. Especificamente sobre o SpaceFox, a marca priorizou a configuração mais desejada pelo consumidor, aumentando o conteúdo de série e reposicionando o modelo na tabela de preço. Essas medidas reforçaram ainda mais a relação custo-benefício do SpaceFox Trendline", completa a companhia.
A simplificação da linha da Spacefox tem o objetivo de não fazer ela disputar com o Polo clientes na mesma faixa de preço e o fim da Space Cross é um indício de que a perua deverá sair mesmo de linha com o lançamento do futuro SUV compacto da Volks, baseado no conceito T-Cross Breeze (foto acima) e que será construído sobre a mesma matriz modular MQB A0 utilizada no novo Polo - hatch que, conforme já anunciado pela montadora, vai dar origem pelo menos a mais dois modelos: o sedã Virtus, cuja chegada acontece no primeiro trimestre de 2018, e de uma picape de porte compacto médio.
O lançamento do utilitário esportivo pequeno deve acontecer antes do término do ano que vem.