Podemos dizer que, para um brasileiro, o inusitado é comum no Salão do Automóvel de Tóquio. Independentemente para onde olhamos, sempre há um veículo – moto, carro ou ‘coisa parecida’ – minimamente curioso. Este, por exemplo, é o caso do Copen, conversível da Daihatsu.
E para matar a curiosidade de todos, este carro é oferecido apenas no mercado japonês, partindo de 2.380.000 ienes, aproximadamente R$ 90 mil (sem os impostos).
De imediato, o que chama a atenção são as dimensões do carro. São 3,39 metros de comprimento, sendo somente 2,23 metros de distância entre os eixos. E com 1,47 metro de largura, o Copen tem somente 1,28 metro de altura. Poderia muito bem ser do ratinho Stuart Little.
O interessante é que o Copen exposto no Salão de Tóquio é na configuração preparada pela GR Sport (Gazoo Racing), divisão esportiva do Grupo Toyota, que fez uma série de modificações mecânicas para deixar o pequenino mais divertido ao volante.
Antes de falar das mudanças, no entanto, vale salientar que motor e câmbio não sofreram nenhuma alteração. O Copen traz sob o capô motor 0.6 turbo de apenas três cilindros, que gera somente 64 cv de potência e nada mais que 9,4 kgf.m de torque.
O lado bom desses números pouquíssimos empolgantes é que o peso do conversível é de apenas 850 kg. O câmbio é sempre manual de cinco marchas ou automático do tipo CVT, que simula a troca de até 7 velocidades.
Agora, falando do que realmente mudou em comparação ao modelo "comum". O Copen GR Sport recebeu reforços na carroceria, o que aumentou a rigidez torcional do pequenino.
Toda parte de suspensão foi refeita com a adoção de novos amortecedores e molas recalibradas. Além disso, a caixa de direção elétrica recebeu nova regulagem para ser mais direta.
Esteticamente, os para-choques são redesenhados, os bancos são Recaro e as rodas de liga leve de 16 polegadas são BBS. O Copen GR Sport é oferecido em oito cores externas, mas o interior é sempre preto.