O novo motor de cinco cilindros mais potente do mundo em produção é o cartão de visitas para o facelift do sportback RS 3, que foi apresentado hoje (7) pela Audi aos jornalistas presentes no Salão de Genebra, que abrirá as portas aos visitantes nesta quinta-feira (9). O modelo chegará ao Brasil no último trimestre deste ano.
Equipado com o propulsor 2.5 TFSI, o RS 3 passou a gerar até 400 cavalos de potência, 33 cv a mais que o anterior. Já o torque máximo de 48,6 kgf.m é emanado a 1.700 rpm e se mantém constante até os 5.850 rpm. O resultado de tamanha força é uma aceleração de 0 a 100 km/h feita em apenas 4,1 segundos. A pedidos, a Audi pode liberar a velocidade máxima do hatch até 280 km/h. De fábrica, o carro sai limitado eletronicamente a 250 km/h.
A transmissão é a conhecida S tronic de dupla embreagem e sete velocidades e a tração é integração (quattro). Como opcional, o modelo pode vir equipado com a suspensão RS sport, que traz amortecedores adaptativos. As regulagens do RS 3 podem variar em três modos: comfort, auto ou dynamics (conforto, automático ou dinâmico). Gerenciamento do motor, som do escape e relação de marchas do câmbio estão entre os componentes que podem ser ajustados.
A suspensão foi rebaixada em 25 mm em relação ao A3. Ainda comparado ao modelo de produção, a bitola do eixo dianteiro é 20 mm mais larga. O RS 3 vem de série com rodas 19 polegadas de diâmetro e pneus 235/35. Como opcional há discos de fibra de carbono na dianteira.
Por fora, o RS 3 Sportback recebeu as mesmas modificações estéticas do seu irmão RS 3 Sedan, apresentado no Salão de Paris de 2016. Isso inclui novo para-choque dianteiro, novo desenho dos faróis de LEDs, grade dianteira redesenhada com padrão colmeia com grandes entradas de ar e na traseira novos spoiler, difusores de ar e saídas de escapamento ovais.
A Audi ainda não definiu os preços do modelo para o Brasil. Isso só deve acontecer próximo ao desembarque do carro por aqui, no fim deste ano.