Um dos modelos mais esperados pelos jornalistas no Salão de Genebra 2017, que abrirá as portas ao público nesta quinta-feira (9), fez sua aparição no estande da Porsche, no pavilhão 1 do Palexpo. Trata-se do Panamera Sport Turismo, que para muitos trata-se da primeira station wagon da marca. Certo é que o veículo chega ao Brasil no final deste ano.
A marca desconversa e não categoriza o modelo como tal. Na verdade, a Porsche não fala em carroceria para este Panamera. Alguns dirão que se trata de um shooting brake (como o Mercedes-Benz CLS Shooting Brake), outros ainda argumentarão que ela se parece com os liftback, como o BMW Série 5 GT.
Segundo Matthias Brück, diretor presidente da Porsche Brasil, o novo modelo inaugura uma categoria única. “Não é uma perua, isso com certeza. Esta muito perto do Panamera com um pouco a mais de versatilidade e flexibilidade”, explica. Então como chamar o novo modelo? “Nós o chamamos de esporte turismo porque é algo realmente entre estas duas coisas”, acrescentou.
Certo é que o modelo quebra mais alguns paradigmas da marca. É o primeiro Panamera com assento para terceiro ocupante no banco traseiro (verdade que ele vai meio exprimido por conta do duto central alto). Além disso, a capacidade do porta-malas pode chegar a generosos 1.390 litros, com o banco recolhido. Em condições normais, a capacidade é de 520 litros até a altura do assento e 570 até o teto. Números de causar inveja em qualquer perua, não?
Se você ainda tem dúvida sobre o aspecto familiar do modelo, a Porsche vai disponibilizar como opcional um sistema de gerenciamento do compartimento de bagagem. O sistema inclui dois trilhos integrados ao assoalho, com quatro pontos de amarração e uma divisória para o compartimento de bagagem. Uma tomada elétrica opcional de 230 volts também pode ser oferecida no porta-malas.
Por se tratar de um Porsche é claro que a esportividade e o luxo não foram deixados de lado. O novo Sport Turismo será oferecido com cinco motores que já são utilizados no sedã esportivo, quatro deles virão para o Brasil.
Serão comercializados na Europa:
Porsche Panamera 4 Sport Turismo (330 cv)
Porsche Panamera 4S Sport Turismo (440 cv)
Porsche Panamera 4 E-Hybrid Sport Turismo (349 kW/462 cv de potência de sistema)
Porsche Panamera Turbo Sport Turismo (550 cv)
Na Alemanha, onde as vendas terão início em outubro, o novo Sport Turismo terá preços entre 97.557 euros e 158.604 euros.
Matthias confirma que o modelo será lançado no Brasil no fim do ano. “Nos esperamos ter o carro no Brasil no final deste ano. Temos o desafio da homologação que torna o calendário um pouco incerto, mas o plano é ter o modelo para venda no fim de 2017. A questão é saber qual será o sucesso deste novo veículo. Nós sabemos que este segmento não representa muito no Brasil, então nós precisaremos ver como as coisas vão funcionar. Mas Panamera foi um sedã diferente do que são os clássicos sedãs então este tipo de veículo é um pouco diferente de novo e vamos ver quanto sucesso ele poderá gerar”, informa.
Os preços e pacotes ainda não foram definidos para o Brasil. “Este carro será vendido por um preço um pouco acima do Panamera por conta do pacote de equipamentos que ele tem, mas ainda não fechamos os valores”, conclui. Atualmente, a nova geração do Panemara parte de R$ 758 mil na versão 4S e pode passar de R$ 1,2 milhã, dependendo dos equipamentos opcionais escolhidos pelo comprador, na configuração Turbo.