Depois de um 2019 morno, a Fiat reservava grandes lançamentos para este louco ano de 2020. A pandemia, obviamente, atrapalhou bastante o cronograma de estreias da marca italiana. A ponto de Argo e Cronos demorarem a receber versões com o tão aguardado motor turbo.
A boa notícia é que tanto hatch quanto sedã já têm, pelo menos, uma previsão para estrear o conjunto com o 1.0 Firefly três cilindros turbinado de estimados 130 cv de potência. Será entre março e maio de 2022.
E outra ótima notícia: receberão também variantes com o câmbio automático do tipo CVT, que estreia antes na Strada, no segundo semestre de 2021, conforme já falamos no WM1.
O novo motor turbo, contudo, será lançado meses antes, no SUV do Argo - já mostrado no WM1. O jipe compacto da Fiat tem previsão de lançamento para entre setembro e outubro de 2021
Esse 1.0 turbinado aposenta o 1.8 16V E.torQ e - assim como o veterano propulsor - vai servir às versões topo de linha de Argo e Cronos.
Hoje, o hatch compacto da marca italiana é vendido em seis opções de acabamento, e também com os motores Firefly aspirados 1.0 (três cilindros) e 1.3 (quatro cilindros), que continuarão na linha. Já o sedã vem da Argentina em cinco versões, com o 1.8 ou o 1.3.
De quebra, o câmbio automaticamente variável, que estreará na Strada e se espalhará pela gama Fiat, aposenta a caixa automática de seis velocidades, que atualmente trabalha com o motor 1.8. As mesmas novidades de motor 1.0 turbo e CVT serão aplicadas na linha Jeep Renegade na sequência de Argo e Cronos.
Além do 1.0 turbo que teremos no Argo e Cronos, a FCA também vai lançar um 1.3 Firefly com turbocompressor com 180 cv de potência (estimados). Este propulsor equipará a picape Fiat Toro e o SUV médio Jeep Compass no segundo trimestre de 2021.