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BYD Dolphin poderá ter novo rival de peso em 2025

GAC terá, no Brasil, modelo com a difícil missão desafiar o segundo carro 100% elétrico mais vendido do país em 2024

por Marcelo Monegato

O Dolphin será o segundo carro elétrico mais vendido do Brasil em 2024 – e isso com extrema facilidade. De acordo com a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), de janeiro a novembro o hatch da BYD registrou 14.671 emplacamentos, e ficou atrás somente do Dolphin Mini, que somou 20.101 unidades vendidas nos 11 meses do ano.
Para se ter uma ideia da tranquilidade BYD Dolphin, o terceiro colocado é o GWM Ora 03, que no mesmo período cravou somente 5.848 unidades comercializadas.
Para 2025, a tendência é que o Dolphin tenha uma vida mais complicada – ou seria menos fácil? Isso porque outros modelos deverão chegar para brigar diretamente com o BYD. Um deles, por exemplo, pode ser o JAC e-JS3, que já foi flagrado rodando sem disfarces em São Paulo (SP).
No entanto, quem deve tirar o sono do "Dolphão" é o Aion UT, da chinesa GAC. Em visita ao Salão de Guangzhou, na China, o WM1 teve a oportunidade de ver de perto o modelo da concorrente da BYD - que, sim, está confirmado para o Brasil em 2025. A chegada do modelo por aqui deverá acontecer ainda no primeiro semestre, depois da estreia dos dois modelos a combustão já prometidos: GS3 e GS4 Max.
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O visual do UT já entrega uma filosofia diferente da que vemos no Dolphin. Com linhas mais arredondadas, o GAC apela para um ar mais simpático (simpático até demais), que remete aos primeiros carros elétricos chineses. O modelo da BYD tem um design um pouco mais arrojado, com vincos marcantes e aspecto mais esportivo. Mas aqui tudo é uma questão de opinião...
Já em porte, o GAC leva ligeira vantagem. O UT tem 4,27 metros de comprimento, com excelentes 2,75 metros de distância entre os eixos, 1,85 metro de largura e 1,57 metro de altura.
Para você não ficar perdido nos números, o BYD mede 4,29 metros de comprimento, tem 2,70 metros de distância entre os eixos, 1,77 metro de largura e 1,57 metro de altura.

Na mecânica , o Aion UT usa apenas um motor elétrico com 135 cv de potência máxima, que é capaz de levar o hatch à velocidade máxima de 150 km/h. A bateria de íon-lítio entrega autonomia de 600 quilômetros, de acordo com as medições chinesas – no Brasil, essa autonomia deverá ser menor, seguindo as normas do Inmetro - caso, claro, seja o mesmo conjunto motriz.
O Dolphin é oferecido no Brasil em duas versões. A de entrada tem 95 cv de potência, velocidade máxima de 160 km/h e autonomia de 400 quilômetros (Inmetro). Já a topo de linha Plus, com 204 cv, também chega aos 160 km/h de velocidade máxima e tem 427 quilômetros de autonomia (Inmetro).
Os preços do GAC ainda não foram divulgados, mas na posição de franco-atirador e desafiante, o Aion UT terá a possibilidade de chegar mais barato que o Dolphin. O elétrico da BYD,  atualmente, parte de R$ 159.800 e chega a R$ 184.800 na configuração topo de linha.
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