Durante o Salão de Guanzhou, na China, o WM1 teve a oportunidade de flutuar com o U8, SUV topo de linha da YangWang, marca que pertence à BYD. Imediatamente após a experiência realmente insólita, nos questionamos: será que o U8 vai ser vendido no Brasil?
Quer trocar de carro? Anuncie agora o seu usado na Webmotors!
Fomos atrás da informação, e conseguimos uma resposta. O U8 está em estudo para ser vendido no Brasil, sim. No entanto, caso realmente seja comercializado por aqui, sua estreia deverá acontecer somente em 2026, e após resolver duas questões - uma bem simples e a outra mais complicada.
A primeira delas é definir qual logo o SUV irá estampar na grade frontal. Na China, o U8 é comercializado pela YangWang, que pertence à BYD. No entanto, YangWang, convenhamos, é um nome de difícil pronúncia no Brasil e até mesmo da América Latina.
Por isso, a BYD do Brasil quer trazer o U8 sob a bandeira da Denza, marca que já foi confirmada para o nosso mercado (chega em 2025) com três modelos até o momento: minivan executiva D9, SUV Bao 5 e sedã Z9.
A solução para essa questão pontual do U8 deverá ser a mesma adotada para o Bao 5. O SUV que está confirmado para o Brasil é vendido na China sob a bandeira FangChengBao, mas aqui será Denza Bao 5.
A outra questão é mais técnica, e complicada. Por conta de pesar mais de 3.500 quilos (Peso Bruto Total - PBT), o U8 não poderá ser homologado no Brasil como um automóvel de passeio, exigindo que o condutor do SUV tenha Carteira Nacional de Habilitação (CNH) tipo C .
Caso realmente seja vendido no Brasil, o U8 será o SUV mais caro da BYD comercializado no Brasil, passando de R$ 1 milhão facilmente.
O YangWang U8 tem quatro motores elétricos com um sistema de tração único e até agora exclusivo em um SUV de grande porte - são 5,30 metros de comprimento e 3,05 metros de distância entre os eixos.
Cada roda tem um motor elétrico com 220 kW de potência. No total, são 880 kW, ou 1.197 cv e um torque máximo de 130,5 kgf.m.
Além disso, o carro é equipado com um motor a combustão 2.0 turbo de 272 cv, que é usado como gerador de energia para a bateria, sem tracionar as quatro rodas. Com esse conjunto, o carro acelera de zero a 100 km/h em 3,6 segundos e tem velocidade máxima de 200 km/h (limitada eletronicamente). Para completar, a capacidade de reboque é de 2.500 quilos.
Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 49 kWh, que também proporciona ao U8 uma autonomia de 180 quilômetros (no padrão chinês). Porém, com os 75 litros do tanque de combustível para o motor a combustão, o alcance combinado divulgado é de 1.000 quilômetros. A bateria do SUV pode ser carregada de 30% a 80% em incríveis cinco minutos.
Por causa do sistema de tração integral e individual em cada roda, devido aos motores elétricos, o SUV pode rodar a uma velocidade de 120 km/h com o pneu furado. Isso porque, em caso de furo, o pneu avariado deixa de ser tracionado.
O grande SUV de luxo chinês também é capaz de girar em torno do próprio eixo, já que o ângulo de esterçamento das rodas dianteiras é muito grande.
A comparação com o Land Rover Defender não é apenas marketing. O U8 também é capaz de enfrentar aventuras no fora de estrada sem passar sufoco.
O destaque fica para a carroceria, que é à prova d'água e pode flutuar até o SUV entrar em contato novamente com o solo.
Além disso, o carro é equipado com um sistema de suspensão de alta tecnologia chamado DiSus-X, que monitora e controla ativamente carroceria e suspensão, permitindo que o U8 ultrapasse obstáculos sem dificuldade.
O carro também tem 38 sensores, incluindo três lidares (tecnologia óptica de detecção remota), 19 radares (sendo cinco de reconhecimento aéreo e marítimo e 14 ultrassônicos) e 16 câmeras. E também em comunicação por satélite a bordo, permitindo que os motoristas permaneçam conectados com o mundo exterior mesmo em áreas remotas sem sinais de telefone. Uma estação de ancoragem de drone opcional também está disponível.
Por dentro, o carro é luxuoso, com muito couro e equipado com três telas no console central e um sistema de informação e entretenimento AR-HUD. O YangWang U8 é vendido em configurações de cinco ou sete assentos.