A linha Caoa Chery Tiggo não para de crescer. Mais uma configuração está prestes a desembarcar no mercado brasileiro: o Tiggo 9 híbrido plug-in (PHEV), que foi revelado no Salão de Pequim em abril último. O carro inclusive já foi registrado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).
Com cinco ou sete lugares, o modelo vai brigar com conterrâneos como BYD Song Plus e Haval H6. Para isso, aposta na união do motor a combustão, que rende 238 cv de potência e 38,3 kgf.m de torque desepjados nas rodas dianteiras, somado a um motor elétrico traseiro que traciona as rodas traseiras. A força combinada é de bem-dispostos 366 cv e 40,8 kgf.m.
A transmissão do Tiggo 9 plug-in é automática, com oito velocidades. Com tanque cheio e bateria carregada, o modelo promete uma autonomia de 1.400 quilômetros - medição no ciclo chinês. No Brasil, será de mil a 1.200 quilômetros.
No design, o Tiggo 9 PHEV não é muito diferente de seus irmãos menores. Mas a grade dianteira com efeito espacial tridimensional é um diferencial que salta aos olhos. O modelo também tem faróis mais afilados, rodas de 20 polegadas e lanternas traseiras conectadas po uma lente que corta a tampa de um lado ao outro.
Na cabine, as tecnologias que podemos esperar de um modelo tipo de linha, como central multimídia com telona de alta definição de 15,6 polegadas, painel de instrumentos também em tela HD, bancada em couro, tomadinhas para todos os passageiros e até apoio de pernas para o passageiro dianteiro.
O Tiggo 9 PHEV tem 4,81 metros de comprimento, 1,92 m de largura e 1,71 m de altura. O entre-eixos é de bons 2,70 m. O preço, claro, ainda é um mistério, mas apostamos em algo na faixa dos R$ 260 mil a R$ 270 mil.
A chegada do Tiggo 9 ao mercado brasileiro ainda não tem data definida, mas é coisa para entre o segundo semestre deste ano e o início de 2025.