Terceiro modelo da família de produtos Citroën C-Cubed, o SUV-cupê Basalt será um carro mais completo que o hatch C3 e que o SUV C3 Aircross. É o que mostram alguns teasers divulgados pela marca francesa no país asiático. O modelo estreará em agosto no Brasil - com produção em Porto Real (RJ) -, mas chegará um pouco antes ao mercado indiano.
Os vídeos em baixa resolução divulgados pela Citroën nas redes sociais mostram detalhes da cabine do Basalt e deixam claro que, além de mais completo, o SUV-cupê será um carro um pouco mais sofisticado que os irmãos de projeto, bastante criticados aqui e na Índia por sua simplicidade.
Um item que fará a sua estreia no SUV-cupê é o ar-condicionado com controle automático de temperatura. Esse equipamento já é visto em vários modelos compactos vendidos no mercado brasileiro, mas que não está disponível nem nas versões topo de linha do C3 e do C3 Aircross.
As imagens mostram ainda que o Basalt terá um cabine mais próxima à do Aircross que do C3, já que o quadro de instrumentos digital - com tela colorida de sete polegadas - será o mesmo usado atualmente no SUV. Para quem não se lembra, o hatch sai de fábrica com um display monocromático e bem básico.
Seguindo o padrão dos últimos lançamentos da Stellantis, o Basalt deverá ser equipado no Brasil com os motores 1.0 e 1.3 turbo da família Firefly. São os mesmos propulsores já utilizados em modelos como o Citroën C3 Aircross e o Fiat Fastback.
Em tamanho, espere por algo como 4,30 metros de comprimento, 1,73 m de largura e 2,67 m de entre-eixos. Os dados oficiais ainda não foram divulgados pela Citroën.
Isso torna o Basalt mais curto e menos largo que o Fastback - que tem 4,42 metros de comprimento e 1,77 m de largura. Em compensação, o entre-eixos deve ser maior que o do "primo", que tem 2,53 m.