Mais uma marca chinesa de automóveis está pronta para estrear no Brasil. Atenta ao sucesso de BYD e GWM, a GAC Motors se prepara para vender seus veículos em nosso mercado ainda em 2024. A expectativa é que as primeiras unidades sejam comercializadas no último trimestre.
Ainda não há muitos detalhes de como funcionará a operação da GAC Motors em solo brasileiro. De acordo com informações obtidas com exclusividade pela equipe de reportagem do WM1, os modelos também já estariam definidos - embora neste primeiro momento não tenham sido revelados.
A chegada faz parte do processo de expansão internacional da marca, que já está presente no mercado do Chile, e no fim do ano passado iniciou a comercialização de seus veículos no México. Segundo o site oficial da GAC, a marca está presente atualmente em 39 países do mundo.
A GAC Motors está de olho no mercado brasileiro há alguns anos. Em janeiro de 2021, o WM1 divulgou a informação de que a marca chinesa seria uma das interessadas na fábrica da Ford em Camaçari, na Bahia, e na da Troller, em Horizonte (Ceará). Na época, o Grupo Caoa parecia estar envolvido.
O negócio, no entanto, não foi concluído. Hoje, a fábrica pertence à BYD, que em 2023 assumiu o controle da unidade para a produção de carros híbridos e elétricos, que começarão a sair da linha ainda este ano.
As marcas chinesas nunca estiveram tão fortes no mercado brasileiro. Destaque para BYD e GWM, que além de comercializarem seus produtos importados da China, já têm fábricas para produção local de veículos híbridos e elétricos, especialmente.
A BYD comprou a a fábrica da Ford em Camaçari (BA) e pretende produzir os primeiros carros ainda este ano. Já a GWM adquiriu a planta que pertencia à Mercedes-Benz, em Iracemápolis (SP).
Quem também mostra bons números de vendas é a Chery, em parceria com o Grupo Caoa. Omoda e Jaecoo, outras duas marcas chinesas que pertencem à empresa, também vão estrear este ano, e já anunciaram alguns de seus produtos.