O Nissan X-Trail voltará a ser vendido no Brasil. E de acordo com informação obtida com exclusividade pelo WM1, o canal de notícias da Webmotors, as primeiras unidades do SUV médio deverão chegar ao nosso mercado no final de 2025.
Ainda não sabemos de onde o carro será importado. As alternativas são os Estados Unidos ou o Japão. Da fábrica do país asiático são trazidas as unidades do X-Trail vendidas em outros países da América Latina, como Argentina e Chile, por exemplo.
E assim como nos países hermanos, o X-Trail vendido no Brasil terá sistema e-Power de propulsão. Trata-se de uma tecnologia híbrida que une o motor 1.5 turbo de três cilindros a combustão (gasolina apenas) com outros dois propulsores elétricos.
A chegada do X-Trail ao nosso mercado já foi ventilada pelo WM1 em setembro do ano passado, quando informações de pessoas ligadas à Nissan falaram que o interesse do Brasil no SUV era muito grande, mas que ainda faltava "fechar a conta" (famoso "certeza que não vai dar prejuízo") para bater o martelo. Parece que agora tudo está rentável!
Apesar de ter uma opção de 7 lugares, a aposta mais certeira é que o X-Trail desembarque no Brasil apenas na configuração para 5 ocupantes.
Com visual repaginado recentemente, o SUV da Nissan tem 4,66 metros de comprimento, 2,70 m de distância entre os eixos, 1,72 m de altura e 1.84 m de largura. O porta-malas tem capacidade para 485 litros.
O Nissan X-Trail chegará apenas com sistema híbrido de propulsão. Chamada de e-Power, a tecnologia utiliza um motor 1.5 turbo de três cilindros que se consume apenas gasolina como uma espécie de gerador para alimentar as baterias, que têm a missão de fornecer energia para os dois motores elétricos (posicionados um em cada eixo) que proporcionam, juntos, 213 cv de potência.
O Nissan X-Trail chegará sem a responsabilidade de ser um best-seller. Aliás, a expectativa é de poucas vendas. No entanto, por conta do porte, os rivais diretos deverão ser as configurações topo de linha de Jeep Compass, Caoa Chery Tiggo 8, Toyota Corolla Cross, entre outros. No entanto, mais que porte, o preço irá definir os "inimigos" do SUV.