A Hyundai apresentou em janeiro, na Índia, o novo Creta com design externo e visual interno renovados. Quase que simultaneamente, o modelo passou a ser especulado no Brasil. No entanto, de acordo com informações apuradas pela equipe de reportagem do WM1, ainda não existe data definida para o SUV revelado na Ásia ser feito no Brasil.
Essa pergunta ainda não tem uma resposta. Naturalmente, o novo Hyundai Creta será fabricado em algum momento na planta de Piracicaba, interior de São Paulo, mas as discussões sobre quando ainda estão em curso. Ou seja, uma data definitiva não foi cravada. O martelo, no entanto, deve ser batido em breve, pois essas mudanças nos processos de fabricação não acontecem do dia para a noite.
O motivo do impasse não foi revelado, mas deve estar diretamente relacionado ao fato de que o atual Hyundai Creta é o SUV mais vendido do Brasil em 2024, superando adversários tradicionais como Volkswagen T-Cross e Chevrolet Tracker.
E o atual Creta não é apenas o SUV mais vendido do Brasil, mas também o carro mais emplacado do país no varejo (nas concessionárias), volume que exclui as vendas diretas feitas para frotistas, por exemplo.
Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o Hyundai Creta registrou 9.283 emplacamentos nos dois primeiros meses do ano. O desempenho do modelo é tão positivo que o Nissan Kicks, segundo colocado, soma apenas 7.981 unidades vendidas no período. O Tracker completou o pódio na terceira posição, com 7.954.
Desconsiderando as vendas diretas, e contando apenas com os emplacamentos feitos no varejo, o Creta é o primeiro colocado no geral, com 7.934 unidades comercializadas em janeiro e fevereiro. O Chevrolet Onix é o segundo, com 7.429 unidades vendidas, e o Volkswagen Polo o terceiro, com 6.182 emplacamentos.
O visual do novo Hyundai Creta, apresentado na Índia continua ousado. E, assim como na atual geração, a dianteira traz os traços mais arrojados e até certo ponto polêmicos. A grade frontal agora segue as linhas do irmão maior Tucson, que será feito na fábrica do Grupo Caoa em Anápolis, no interior de Goiás, em 2025, e da picape intermediária Santa Cruz, que já teve sua chegada no Brasil descartada.
Toda a iluminação é de LED. A principal novidade é um filete luminoso superior, que une as luzes de rodagem diurnas (DRLs). Os faróis estão posicionados mais abaixo.
Na traseira, a Hyundai optou por um novo conceito, eliminando as lanternas recortadas para adotar algo mais tradicional. As lanternas estão posicionadas em uma área superior, transmitindo sensação de maior imponência ao SUV, e estão ligadas por um filete de LED, assim como na dianteira.
O porte graúdo permanece. Aliás, é uma das principais qualidades do Creta e algo que o credencia a ser um dos mais espaçosos do seu segmento, além de possibilitar que brigue com modelos de categorias superiores, como Jeep Compass.
O interior também passou por modificações. Além de um visual redesenhado, o novo Hyundai Creta tem novas telas.
Na Índia, onde apareceu pela primeira vez, o novo Hyundai Creta manterá os motores de antes: 1.5 aspirado e 1.5 turbo, ambos somente a gasolina, e 1.5 diesel. Aliás, até a versão esportivada N Line já foi revelada.
Aqui no Brasil os conjuntos mecânicos também deverão ser mantidos, com o 1.0 turbo de três cilindros flex equipando as versões de entrada do SUV, e o 2.0 aspirado de quatro cilindros, também flex, nas configurações topo de linha.