O novo Nissan Kicks já tem data para chegar ao Brasil: segundo trimestre de 2025! Antes, porém, a expectativa é que o SUV seja apresentado mundialmente no final deste mês (março), durante o Salão do Automóvel de Nova York, nos Estados Unidos.
As informações iniciais mostram que o novo Kicks será maior que a geração atual para poder brigar de igual para igual, em porte e espaço interno, com Honda HR-V, Volkswagen T-Cross (que vai mudar no primeiro semestre deste ano) e especialmente Hyundai Creta, que atualmente é o SUV mais vendido do Brasil. O modelo utilizará a plataforma CMF-B, desenvolvida pela aliança Renault-Nissan, e que já está presente, por exemplo, no Renault Kardian.
A nova geração do Nissan Kicks vai abandonar o motor 1.6 16V de quatro cilindros aspirado e flex, e ganhar o novo propulsor 1.0 turbo de três cilindros, também flex, exatamente o mesmo do Kardian. Estamos falando de um bloco com capacidade para gerar 125 cv de potência máxima e 22,4 kgf.m de torque.
Podemos esperar a mesma transmissão também. Ou seja, uma caixa automatizada de dupla embreagem e seis velocidades.
Não há informações sobre a possibilidade de que o motor 1.3 turbo que equipa o Duster, por exemplo, também esteja no SUV da marca japonesa. Também não sabemos se a opção híbrida será vendida em nosso mercado. Vamos aguardar.
A aposta da Nissan para o Kicks deverá ficar em torno da tecnologia, além, é claro, do maior espaço interno. Fontes ligadas à marca afirmam que muitos sistemas de assistência à condução estarão presentes.
Como será fabricado no Brasil, o novo Nissan Kicks, no entanto, chegará ao Brasil somente no segundo trimestre de 2025. É o tempo necessário para a planta de Resende (RJ) se adaptar completamente.
Importante ressaltar que a atual geração do Nissan Kicks conviverá com a nova geração do modelo durante alguns meses. A versão atual do SUV continuará brigando onde, neste começo de 2024, tem feito muito sucesso, que é exatamente entre as configurações de entrada de Jeep Renegade, Chevrolet Tracker, Hyundai Creta antigo (que continua sendo produzido e comercializado), além das opções topo de linha de Volkswagen Nivus e Fiat Pulse, e agora do Kardian.
O Nissan Kicks custa atualmente R$ 112.990 (Active CVT), mas chega aos R$ 150.290 (Exclusive CVT + Pack Tech).
O SUV atual é equipado com motor 1.6 16V de quatro cilindros, aspirado e flex, que gera até 113 cv de potência máxima e um torque de 15,3 kgf.m, quando abastecido com etanol. A transmissão é automática do tipo CVT (continuamente variável) que simula seis marchas.
Apesar de a performance ser um ponto fraco do Kicks, o consumo de combustível é elogiado pela maioria de seus proprietários. De acordo com dados oficiais da Nissan, o SUV faz, com etanol, 7,8 km/l na cidade e 9,5 km/l na estrada. Com gasolina, os números sobem para 11,4 km/l no circuito urbano e 13,8 km/l no rodoviário.
Em dimensões, o Nissan Kicks atual tem 4,31 m de comprimento, 2,61 m de distância entre os eixos, 1,59 m de altura e 1,76 m de largura. O porta-malas tem capacidade para 432 litros.
O Nissan Kicks apresentou bons números de vendas nos dois primeiros meses do ano. De acordo com a Federação nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o SUV emplacou um total de 7.981 unidades em janeiro e fevereiro, e foi o segundo SUV mais vendido do Brasil. Ficou atrás do Creta, que somou 9.283 emplacamentos, e à frente do Chevrolet Tracker, com 7.954 unidades vendidas no bimestre.