Novo SUV da Volks será mais Polo e menos Nivus

Novas informações levam para um modelo com medidas mais do hatch do que do SUV, mas com personalidade própria de design

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo SUV da Volks será mais Polo e menos Nivus
Marcelo Monegato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A Volkswagen confirmou na última semana um novo SUV menor que o Nivus que chegará ao Brasil em 2025. O modelo desenvolvido 100% localmente será produzido na fábrica de Taubaté, interior de São Paulo, e terá como foco modelos como Fiat Pulse, Renault Kardian e até Citroën Basalt, que chegará em nosso mercado no fim deste mês.

De acordo com informações exclusivas obtidas pela equipe de reportagem do WM1, o canal de notícias da Webmotors, o novo SUV terá mais de Polo e menos de Nivus, especialmente em dimensões.

O porte estará mais para o hatch, com uma suspensão mais elevada. A distância entre os eixos deverá ser a mesma dos dois modelos da Volks, que dividem a mesma plataforma MQB A0, ou seja, terá 2,56 metros. O comprimento, no entanto, deverá ser só um pouco maior que o Polo, que mede 4,07 m – podemos esperar algo na casa dos 4,15 m (Nivus mede 4,26 m).

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Em termos de design, a traseira terá as lanternas interligadas, como acontece em Nivus e T-Cross. Já a dianteira, como a imagem liberada pela Volkswagen na quarta-feira (11), terá uma pegada similar à do novo Taos, revelado recentemente e que, por sua vez, tem elementos dos veículos elétricos ID.

Novo SUV de entrada da Volkswagen terá dianteira inspirada nos modelos elétricos da família ID
Crédito: Divulgação
toggle button

Na prática, dá para dizer que esse novo carro lembra uma espécie de "Mini ID.4" quando visto de frente. De traseira, tem personalidade própria. Mas ainda falta ter um nome.

Internamente, podemos esperar um acabamento na mesma linha dos demais modelos de entrada da Volkswagen: peças de plástico bem encaixadas, sem rebarbas e espaço entre os elementos, revelando qualidade de montagem. Central multimídia VW Play estará presente, claro, e o painel de instrumentos digital também deve aparecer.

O conjunto mecânico é um mistério, mas se o novo SUV em termos de medidas será mais Polo e menos Nivus, podemos esperar unidades de entrada com motor 1.0 aspirado de três cilindros, flex, de 84 cv (etanol)/77 cv (gasolina) e torque de 10,3 kgf.m (e)/9,6 kgf.m (g). Neste caso, câmbio manual de cinco marchas é a maior chance.

Nas versões topo de linha, as apostas são em torno do motor 1.0 turbo de três cilindros, também flex, de 116 cv (e)/109 cv (g) e torque de 16,8 kgf.m, com câmbio automático de seis marchas.

Com informações do jornalista André Deliberato

Comentários