Fábrica da BYD na Bahia já funciona e opera 24h

Marca segue firme na ampliação do local onde era da sede da Ford, em Camaçari (BA), e quer motor flex nacional em breve

  1. Home
  2. Segredos
  3. Fábrica da BYD na Bahia já funciona e opera 24h
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

Pouco mais de um ano após o anúncio da fabricação de Dolphin, Yuan e Song nacionais - momento em que o WM1 esteve presente, in loco, para o lançamento da pedra fundamental da sede -, a BYD pode afirmar que já opera praticamente com 100% de sua capacidade no local.

A planta, em questão, é a antiga fábrica da Ford em Camaçari (Bahia). O nome da rua, por exemplo, sequer mudou: avenida Henry Ford.

A BYD vai criar 13 galpões no local e investir na instalação de mais estrutura elétrica ao redor do local. A meta, já revelada pela empresa, é expandir em mais de um milhão de m² o espaço que era utilizado pela Ford. Ao total, serão 26 novas instalações, incluindo até pistas de testes.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas
Fábrica da BYD segue em ampliação e terá até prédios residenciais nos arredores, feitos pela marca
Crédito: Divulgação
toggle button

O que vem por aí na fábrica da BYD

Uma série de tecnologias deve surgir nos próximos anos. E a facilidade de ter um centro de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) em Salvador, bem próximo de Camaçari, ajudará nesse sentido.

A marca quer, por exemplo, que um motor flex nacional seja uma de suas primeiras conquistas.

As obras não param - dizem que a região onde fica a fábrica opera 24 horas por dia, e que alguns dos empregados chegam a trabalhar até nos finais de semana e nos feriados para acelerar o processo.

O próprio comércio local - que chegou a definhar depois que a Ford anunciou sua saída, no começo de 2021 - já está melhor, afirmam algumas fontes ligadas à BYD. A empresa afirma que a fábrica já emprega mais de 800 pessoas e que esse número vai crescer ainda mais nos próximos anos - para 1.200 empregos diretos e cerca de 4.500 indiretos.

A estrutura prometida pela BYD não é só para a fábrica. A marca também prometeu construir cinco prédios residenciais para os funcionários a aproximadamente três quilômetros da sede. O complexo promete abrigar mais de 4 mil pessoas.

Capacidade produtiva da BYD

De início, essa nova fábrica da BYD quer produzir 150 mil carros por ano (em 2025). Depois, a ideia da empresa é fazer esse número triplicar (300 mil no segundo ano e 450 mil no terceiro, limite que é considerado o ideal pela empresa).

Quando pertencia à Ford, a planta podia fazer 250 mil carros/ano. Lá eram feitos Ka e EcoSport. Mas vale dizer que a BYD também planeja produzir caminhões e ônibus elétricos no local.

A fabricação das primeiras unidades deverá rolar ainda em 2024, em uma operação por montagem em que as carrocerias chegam importadas e já soldadas e pintadas. Ou seja, por ora, até a virada deste ano, esse processo será apenas de finalização dos automóveis.

A fabricação em si, de fato, começará no primeiro semestre do ano que vem, quando 1/4 das peças passarão a ser compradas de fornecedores brasileiros e até de alguns locais. A partir disso, a marca chinesa pensa até em começar a exportar carros desse novo polo. Uma estrutura gigantesca.

Anuncie seu carro na Webmotors

Faça o anúncio do seu carro na Webmotors e seja visto por mais de 80 milhões de possíveis compradores. Somos o melhor site para você vender seu carro com rapidez, segurança e conseguir o melhor negócio.

Na Webmotors você paga apenas o anúncio, nós não cobramos uma porcentagem da venda do seu veículo. Seja para trocar de carro ou para garantir uma grana extra, aproveite e faça o seu anúncio. Clique aqui e crie seu anúncio com desconto!

Tags:BYD
Comentários