A Fiat promove nos próximos dias a estreia de um novo centro de design em Betim (MG), dentro da maior fábrica do Grupo FCA na América Latina. Segundo a marca, a ideia é projetar ao lado dos centros de Detroit (Estados Unidos), Turim (Itália) e Xangai (China) carros cada vez mais globais e conectados a uma proposta de desenho mais “passional”.
No maior estúdio do prédio, a marca exibe conceitos que fizeram sucesso há alguns anos, como o Fiat Uno Cabrio T-Jet e um conceito de bugue chamado FCC 2, mas também como poderá ser o desenho final do SUV Fastback, que também estava presente no lançamento da Casa de Cultura da marca nesta segunda-feira (12).
Visualmente, o Fastback (nome ainda não oficial) deverá assumir a posição de SUV da Toro com caimento de teto na coluna C ao estilo cupê, criando uma proposta diferente das que são apresentadas pelos outros utilitários compacto-médios do grupo FCA, os Jeep Renegade e Compass. As novas formas foram expostas por meio de um protótipo de argila pintado de cinza, que você confere nas fotos. O interior não foi revelado.
WM1 ressalta, no entanto, que apesar de o protótipo em argila mostrar um desenho de traseira mais parecido com o de um carro em produção do que o próprio conceito Fastback, executivos da Fiat deixaram claro que o carro dessas fotos foi na verdade o grande inspirador do Fastback. Nesse caso, registramos a aparição do modelo de argila para que nossos leitores pudessem ver um desenho mais próximo do resultado final que o futuro SUV deverá apresentar.
Além do SUV, a marca também mostra em outro espaço do prédio um Argo Sting, conceito que foi revelado no Salão de São Paulo do ano passado. Lado a lado dele estava um Trekking, o último lançamento da marca no cenário nacional. O Sting é feito sobre a base do HGT, mas tem rodas de 17 polegadas pintadas de preto, suspensão ligeiramente rebaixada e proposta ainda mais esportiva, embora a Fiat não tenha revelado qual motor equipa o conceito.