O Honda City 2022, fabricado no Brasil, já roda em testes pelo país. O sedã foi visto essa semana por um leitor do site Auto+, com disfarces, em Campinas (SP), cidade vizinha à Sumaré, onde fica a fábrica da montadora.
Segundo fontes ligadas à empresa, o sedã compacto - rival de Chevrolet Onix Plus, Volkswagen Virtus, Hyundai HB20S, Fiat Cronos, Caoa Chery Arrizo5 e Toyota Yaris Sedan, entre outros - será outro player da categoria a oferecer motor turbo. Já falamos por aqui que a marca trabalha há algum tempo em uma unidade de 1 litro turbinada, que também deve ser utilizada por outros modelos da montadora.
Já apresentado lá fora, o novo City tem linhas inspiradas na décima e atual geração do Civic - mais anguloso e com caimento de teto traseiro mais acupezado, portanto.
Ele também será maior. Construído sobre a plataforma da quarta geração do Fit (que não deve chegar ao Brasil, já que deve ser substituído pelo City hatch), o novo City será 9,3 cm maior no comprimento e 5,3 cm mais largo, embora 2,8 cm mais baixo e 1,1 cm menor no entre-eixos. Com isso, ele chega a 4,55 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,47 m de altura e 2,59 m de entre-eixos.
Para efeito de comparação, quando colocado lada a lado com o Volkswagen Virtus, um dos maiores e mais importantes carros desse segmento, o Honda City 2022 ainda é 7 cm mais longo - embora o entre-eixos seja 6 cm mais curto. A Honda, pode apostar, deve compensar essa perda no espaço interno com bancos mais modernos que não sejam tão espessos.
Outra novidade é que a Honda deve incorporar à linha City (tanto para o sedã como para o hatch) um motor 1.0 turbo de três cilindros capaz de render 122 cv e 17,6 kgf.m de torque. A adoção desse propulsor, porém, deve ficar limitada à versão mais cara, que possivelmente irá receber o sobrenome Touring - as outras, de entrada, devem manter o atual 1.5 aspirado de 116 cv e 15,3 kgf.m com etanol.
Como já acontece com a maioria dos rivais, o Honda City 2022 não deverá oferecer caixa de câmbio manual. Pelo que vimos até agora em outros mercados, o modelo deverá ser sempre equipado com um sistema de transmissão automática do tipo CVT.
Os preços? Com o aumento do tamanho e a incorporação de novas tecnologias, espere por algo mais salgado do que os R$ 67.800 e R$ 93.100 cobrados pela atual geração.