Já não é mais segredo - e você já viu isso no WM1 - que haverá um novo SUV nacional da Renault, criado e pensado para ocupar a faixa de mercado abaixo do Duster.
Hoje, quem ocupa essa zona do mercado é o Stepway - que não é exatamente um SUV, mas apenas uma versão "adventure" do hatch Sandero.
Futuramente, um possível novo Volkswagen Gol também poderá habitar essa região, assim como uma série de novos produtos, que aqui preferimos chamar de SUVs subcompactos.
Pois agora é oficial: a Renault trabalha no desenvolvimento de um modelo brasileiro para este "novo" segmento. E justamente por conta do boato sobre o nome do futuro rival da Volks ("Gol"), acreditamos que este veículo que você vê hoje pela primeira vez, caro leitor, possa se chamar... Clio!
Pelo que se sabe, a ideia da Renault é começar a "mostrar" esse carro até o final do ano e lançá-lo por aqui - e para o mundo - durante 2024.
Em vez de trazer o Kiger, feito sobre a base do Kwid, a marca preferiu elaborar um novo modelo - feito com ajuda da Dacia, é verdade.
Mas ele não será espartano. Muito pelo contrário. Segundo fontes, o SUV nacional da Renault será fabricado sobre a plataforma modular CMF-B e ainda vai estrear um inédito motor 1.0 turbo no país.
As imagens de patentes conseguidas pelo portal AutoWeek mostram como será este novo carro.
Pelas imagens e pelo porte imaginado, é de se concluir que ele chegará para peitar Fiat Pulse e todos os demais SUVs pequenos que são vendidos hoje por preços inferiores a R$ 100 mil.
Nosso argumento fica ainda mais forte se for baseado na opinião de sites estrangeiros especializados, que consideram o modelo das imagens uma espécie de reestilização do Stepway - que hoje encosta nos R$ 100 mil e briga diretamente contra os modelos que já citamos.
Segundo fontes de fornecedores ligados à marca, o motor será um 1.0 turbo de três cilindros. Espera-se que seja uma evolução do 1.0 SCe atual, ainda sem injeção direta, mas com turbo e variador de fase na admissão e no escape.
Visualmente, o futuro modelo virá com nova identidade visual, com faróis duplos, e luzes de rdagem diurnas (DRLs) em LED, que pode, "imitar" a ideia inaugurada pelo Volkswagen Taos e receber uma linha iluminada que une os faróis e vai até o logotipo central, no meio da grade.
Note que essa "linha" representa só o conjunto de luzes de posição. Os canhões principais ficam mais abaixo e têm acabamento de plástico - exatamente como o cliente do segmento prefere. Note ainda que o para-choque traz uma segunda entrada de ar, que também é bem larga.
Na parte traseira as lanternas são pequenas, quase como as do Clio europeu - que serviram de inspiração para a reestilização do Sandero nacional.
E por dentro, se vocês forem detalhistas como toda a equipe de redação do WM1, conseguirão ver a tela da central multimídia no estilo flutuante, indicando que a Renault deve fazer uma mudança maior na cabine, ainda que o sistema Media Nav Evolution deva continuar sendo oferecido - porque de fato é muito bom.