A GAC Motor é mais uma marca chinesa de carros eletrificados que já anunciou planos ambiciosos para o Brasil - inclusive de investimentos. A declaração, inclusive, aconteceu agora em setembro.
Pouco mais de um mês depois, surge o segundo personagem dessa investida. Depois do SUV Aion Y Plus - um médio de cinco lugares com 4,54 metros de comprimento, ou 8 cm a mais que um BYD Yuan Plus -, agora a marca revelou as imagens do hatch AY2 - que, veja só, pode não ser o nome oficial do carro.
O Aion AY2 (Aion, para lembrar, é a submarca de EVs da GAC) ainda sequer foi lançado na China. Ele deverá ser apresentado oficialmente agora no final de novembro, durante o Salão de Guangzhou. Estima-se que será mais um concorrente global de BYD Dolphin e Volkswagen ID.3, entre outros.
O compacto deverá utilizar uma plataforma elétrica, conhecida como AEP, que também serve de base para a produção do SUV Y Plus. Ela tem estrutura de 400 Volts e permite carregamento rápido (cerca de 40 minutos até a recarga total, dependendo da capacidade da fonte de energia).
Detalhes técnicos, como dimensões, potência e outras informações - assim como a possível data de chegada do modelo por aqui - serão revelados somente durante a apresentação do carrinho, no final deste mês.
A GAC Motor fechou 2023 com 2,52 milhões de automóveis comercializados. Esse volume botou a marca na quinta posição entre os maiores fabricantes do país asiático.
Além de ser sócia de Honda e Toyota na produção de automóveis das duas marcas japonesas na China, a empresa tem uma linha completa de produtos próprios, que inclui sedãs, monovolumes e SUVs, vendidos sob as submarcas Trumpchi, Aion e Hyptec.
Das três, a Aion é a que tem mais chances de chegar primeiro por aqui. É a submarca de elétricos e chegaria para brigar com a BYD, a Neta e a Zeekr. Tudo indica que será justamente o Aion Y Plus o primeiro modelo oferecido pela GAC Motor no mercado brasileiro. O AY2 seria o segundo.