Após adquirir a fábrica de automóveis da Mercedes-Benz e anunciar investimentos de R$ 10 bilhões para produzir veículos elétricos e híbridos em Iracemápolis (SP), a Great Wall Motors começa a registrar os primeiros modelos no Brasil. A fabricante chinesa registrou no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) o SUV cupê Haval H6S.
Embora seja um procedimento comum entre as montadoras, em alguns casos apenas para resguardar patentes de componentes e tecnologias, o registro do Haval H6S pode ser um indicativo de sua chegada ao mercado brasileiro.
A Great Wall Motors confirmou em janeiro, durante o anúncio de sua estratégia de mercado, que pretende lançar o seu primeiro modelo no país no último trimestre deste ano, ainda importado da China. A produção nacional terá início somente no segundo semestre de 2023.
Derivado do SUV H6, o H6S foi mostrado pela primeira vez no Salão de Chengdu (China) de 2021 pela Haval, submarca da Great Wall Motors especializada em utilitários esportivos e crossovers. Com estilo "acupezado" e conjunto motriz híbrido, o Haval H6S tem um visual que remete à esportividade.
Segundo a Haval, o temido tubarão branco teve influência no desenho da carroceria do SUV. Se olharmos o carro de perfil, é possível notar que a antena no teto e os spoilers traseiros foram inspirados nas nadadeiras dorsais do maior predador dos mares. Já as entradas de ar do para-choque e a grade frontal dianteiro simulam as guelras e a enorme boca do animal.
Estiloso, o Haval H6S mede 4,71 metros de comprimento, 1,94 m de largura, 1,73 m de altura e 2,74 de distância entre-eixos. Essas dimensões influenciam no bom espaço interno para até quatro ocupantes, uma vez que o banco traseiro é configurado para apenas dois passageiros.
A cabine também tem toques esportivos, que podem ser vistos nos detalhes em fibra de carbono e nos bancos com encostos inteiriços e revestidos de Alcantara (camurça sintética) com costuras contrastantes. O painel digital de 10,25 polegadas possui funções integradas à central multimídia com tela de 12,3”.
Em alguns países, o Haval H6S é vendido com a motorização 2.0 turbo a gasolina com sistema híbrido-leve de 48 volts, que entrega 203 cv de potência e 33 kgf.m de torque, atrelado a um câmbio automatizado de sete marchas com dupla embreagem.
A variante mais potente, comercializada na China, deve ser a mais cotada para o Brasil, uma vez que a Great Wall Motors vai vender apenas veículos híbridos e elétricos no país. Neste caso, o SUV é movido por um 1.5 turbo a gasolina combinado a um motor elétrico para atingir a potência combinada de 243 cv e 53 kgf.m de torque. Com esse conjunto, o SUV é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em 7,4 segundos.