Em junho, o WM1 adiantou que a nova plataforma da linha City dará origem a um novo SUV compacto para o Brasil. Agora, a turma da Honda na Índia confirmou que a marca japonesa desenvolve um inédito crossover para o país asiático, e que será adotado nos tais mercados emergentes. No Brasil, a previsão é que o jipinho chegue até 2024.
A confirmação veio da Índia, do site Autocar. Em entrevista ao portal, Rajesh Goel, vice-presidente e diretor de Vendas e Marketing da filial indiana da Honda Automóveis, afirmou que o novo SUV compacto já está em desenvolvimento por lá. O projeto, inclusive, foi acelerado em razão do crescimento do mercado de utilitários local.
"Vemos que a mudança para os SUVs se acelerou nos primeiros sete meses deste ano. Estamos desenvolvendo um SUV totalmente novo com foco na Índia", afirmou o executivo.
Apesar de falar em desenvolvimento específico para a Índia, trata-se de um projeto global - até para justificar investimentos. Tratado na Ásia como S-SUV ou Projeto 31XA, este novo SUV compacto será baseado na nova geração do City, que será lançada no Brasil este ano na versão "tradicional" sedã e na inédita hatch, em 2022.
Segundo fontes ligadas à Honda brasileira, este crossover indiano servirá de base para o modelo nacional, que deve chegar entre 2023 e 2024. O novo SUV compacto terá cerca de 4,30 metros de comprimento e entrará no lugar do WR-V para brigar no segmento com Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e cia.
E o HR-V? Pois é, a nova geração do modelo, que já foi lançada lá fora, cresceu para disputar a categorias de utilitários esportivos médios. No Brasil, o crossover chegará no primeiro semestre de 2022 de olho no mercado de Jeep Compass, VW Taos e, claro, Toyota Corolla Cross.
A terceira geração do City será lançada no Brasil em outubro próximo. O modelo vai ser inspirado no sedã que já roda em mercados asiáticos, mas com motor 1.5 com injeção direta e potência estimada acima dos 120 cv. É o mesmo propulsor das versões topo de linha Touring de HR-V e Civic, só que sem turbo. O câmbio será do tipo CVT.
Este City vai ter ampla gama de versões para ocupar o espaço que será deixado pelo Civic. A Honda não produzirá no Brasil a décima geração do sedã médio, já apresentada globalmente. O modelo virá apenas importado em versão única híbrida no ano que vem.
Antes, no primeiro trimestre, chegará o inédito (para o Brasil) City hatch. O modelo usará o mesmo conjunto mecânico do sedã e será o substituto do Fit, que até ganhou uma nova geração lá fora, mas que já foi descartada para o mercado brasileiro.