Honda registra HR-V norte-americano no Brasil

Nova geração do SUV ficou maior para o mercado norte-americano e pode indicar que vai substituir o atual CR-V

  1. Home
  2. Segredos
  3. Honda registra HR-V norte-americano no Brasil
André Deliberato
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O novo HR-V do mercado norte-americano, revelado mundialmente no começo deste mês e que estreia por lá no segundo semestre, teve seus desenhos industriais registrados de forma oficial pela Honda do Brasil no Inpi (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Baseado na nova geração do Civic (a 11ª), o SUV é maior que o HR-V global e tem o mesmo tamanho de um Toyota Corolla Cross.

Isso significa que, sim, é possível que este novo Honda HR-V seja o substituto do nosso atual CR-V, que há alguns anos é importado em uma mesma geração. Ainda não sabemos, no entanto, se o nome HR-V seria mantido no modelo maior ou se a Honda brasileira adotaria uma nova nomenclatura.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Como é o Honda HR-V americano

As imagens do Inpi, que você confere na galeria logo abaixo, revelam vários detalhes do HR-V norte-americano. Repare que o desenho é mais parecido com o do novo Civic – e bem diferente do que vimos no HR-V global, o modelo escolhido para ser feito por aqui e que deve ser lançado no segundo semestre.

Vale dizer que o HR-V global é um SUV compacto – feito sobre a plataforma do Fit –, enquanto o HR-V americano, construído ao lado do Civic, é um utilitário de porte médio.

Outra coisa já informada pela Honda, em um plano de lançamentos da marca para a Europa, foi que a empresa teria um “novo SUV híbrido para a região (e aqui a marca fala da Europa e também da América do Norte)”, chamado pelos executivos de “compacto” e que ficaria acima do HR-V. Lembramos, mais uma vez, que carro “compacto” nos EUA é “médio” para nós.

Isso também quer dizer que o CR-V deve crescer ainda mais e atingir o tamanho que hoje vemos em Volkswagen Tiguan, Chevrolet Equinox e outros modelos médios com entre-eixos alongado – o que poderia nos fazer imaginar que a próxima geração do CR-V terá (finalmente) opção de sete lugares, como há anos especulado.

O novo HR-V do mercado norte-americano foi revelado recentemente e estreia no segundo semestre
Crédito: Divulgação
toggle button

Rival do Corolla Cross

Fato é que este novo HR-V médio deverá (ou deveria) ser vendido por aqui para angariar clientes do Corolla Cross – que, diga-se, é feito em Sorocaba (SP) e justamente por isso tem valores (inclusive preços de peças e de pós-venda) mais atraentes que qualquer outro SUV médio do mercado brasileiro.

Com outro nome (afinal não faz sentido a Honda ter dois HR-Vs, já que ela não é a Caoa Chery com sua série de Tiggos), o carro chegaria por aqui em uma versão híbrida – como seu principal rival – que usa o mesmo motor 2.0 de 184 cv da nova geração do Civic lá fora.

A Honda não comenta sobre planos futuros e dificilmente teremos a confirmação do lançamento, mas o registro no Inpi certamente nos indica um pouco sobre esse futuro da empresa. De qualquer maneira, toda e qualquer novidade sobre o carro só deve surgir após a estreia do HR-V compacto, global, que promete chegar até o fim deste ano.

Comentários