Este é o Honda ZR-V, crossover compacto de proposta urbana apresentado pela marca japonesa no Gaikindo Indonesia International Auto Show 2021 (GIIAS), um dos principais salões de automóveis da Ásia. O modelo, chamado por lá de SUV RS Concept, ainda é um carro-conceito, mas começará a ser vendido no mercado asiático em 2022 e deve ser lançado no Brasil em 2023.
Para ser feito e vendido em nosso mercado, o modelo usará a plataforma do novo Honda City, que estreia daqui a pouco, dia 18 de novembro. Pela proposta e pelo tamanho, ele deverá ser o substituto do WR-V. Conforme adiantado pelo WM1, o modelo era conhecido como Projeto 31XA e atende pelo codinome ZR-V.
A novidade seguirá a tendência do mercado criada pelo Volkswagen Nivus (dentro do segmento de utilitários compactos e subcompactos) e terá estilo de SUV-cupê. Será maior que o WR-V atual, com comprimento entre 4 e 4,30 metros, quase 1,70 m de largura e 1,60 m de altura - as dimensões oficiais do carro-conceito não foram reveladas.
O que podemos adiantar é que o futuro SUV da Honda segue a filosofia estética do novo HR-V, com moldura superior cromada que interliga aos faróis, acima da grade, luzes de LEDs alongadas e lanternas com seções em nichos. O emblema RS na tampa do porta-malas sugere uma versão mais esportiva destinada à Ásia, assim como o City faz por lá.
Por aqui, o novo SUV pequeno da Honda usará o mesmo motor 1.5 com injeção direta e potência estimada acima dos 120 cv que vai equipar as linhas sedã e hatch do City. Sua árdua missão será concorrer com um leque amplo de rivais: desde a nova safra de jipinhos de entrada até o vácuo que será deixado pelo HR-V na categoria onde estão Hyundai Creta, Jeep Renegade, Nissan Kicks e cia.
Importante lembrar que a nova geração do HR-V tem lançamento previsto para o primeiro semestre de 2022. Será maior e vai brigar em preço e proposta com SUVs médios - ou seja, vai rivalizar de fato, a partir de agora, com Jeep Compass, VW Taos e, obviamente, Toyota Corolla Cross.