A Hyundai está em fase final de preparação da versão elétrica do Casper, um micro SUV já vendido com motor a combustão em alguns mercados da Ásia. Uma unidade ainda com bastante camuflagem foi flagrada em testes de rodagem em condições de frio extremo (-30°C).
A opção elétrica do Hyundai, no entanto, é aguardada para ser comercializado na Europa, e sua chegada deverá acontecer ainda este ano (2024).
Por lá, terá como principal rival o Dacia Spring, que aqui no Brasil é comercializado como Renault Kwid e-Tech, e futuramente o comentado Citroën C3 elétrico.
Não há informações se o Casper elétrico será vendido por aqui (difícil imaginar algo em 2024), mas caso venha - e em um curto espaço de tempo -, o modelo terá como rival por aqui o badalado BYD Dolpin Mini, que estreará em solo brasileiro em março sob grandes expectativas e com preço competitivo: R$ 99.800.
O Hyundai Casper é um micro SUV com apenas 3,60 metros de comprimento, sendo 2,40 m de distância entre os eixos, 1,59 m de largura, e 1,57 m de altura. Essas medidas deverão ser mantidas, já que a plataforma do modelo elétrico será a mesma da versão que já existe, com motor a combustão.
O que podemos esperar é uma personalidade diferente. A versão elétrica do Casper, por exemplo, deverá ter a grade frontal completamente fechada em vez de uma em colmeia, como a do modelo a gasolina. As rodas também deverão ser diferentes, assim como os pneus, privilegiando um rodar mais suave e com menos resistência ao solo.
Com relação ao sistema de propulsão, as informações ainda são limitadas. Alguns veículos de comunicação da Europa dizem que o Hyundai Casper elétrico terá autonomia de 200 quilômetros, mas outros falam de quase 400 quilômetros – isso mostra que os dados ainda são poucos e desencontrados.
Será que o Hyundai Casper elétrico seria uma boa para o mercado brasileiro?