A picape Kia Tasman 2025 foi vista em testes de inverno na Suécia poucos dias depois que a montadora sul-coreana iniciou uma campanha oficial com teasers de sua primeira picape global.
Os detalhes ainda são escassos neste estágio, mas a Kia já havia confirmado que o trem de força principal da Tasman será um motor 2.2 turbodiesel de quatro cilindros - provavelmente acoplado a uma transmissão automática de oito velocidades.
Também há rumores de que alguns mercados receberão uma opção com propulsor 2.5 turbo de quatro cilindros a gasolina, exatamente o mesmo utilizado na Hyundai Santa Cruz, picape intermediária vendida nos Estados Unidos e que está cotada para ser fabricada e comercializada no Brasil.
O mais legal da Kia Tasman é que há a perspectiva de uma versão GT com motor V6 voltada diretamente para encarar a Ford Raptor Ranger e até mesmo a Jeep Gladiator.
Os novos flagras não revelam muito sobre a Tasman. O que já sabemos é que a picape da Kia terá tração 4x4, tecnologia de ponta para encarar um off-road pesado e suspensão alta - que lhe dará grande distância em relação ao solo - e reforçada.
Para os leitores que veem o carro pela primeira vez, observe os faróis estilo Kia EV9, protetores de asa contrastantes, escultura em blocos, caçamba relativamente longa, lanternas traseiras de LED e degraus de acesso ao compartimento de carga estilo Ford Ranger nos cantos traseiros.
Se você está um pouco confuso com essas proporções, você não está sozinho. Mas tenha em mente que o veículo de pré-produção nessas fotos de espionagem não está usando todos os "enfeites de showroom".
Ao contrário da Jeep Gladiator de cabine dupla, no entanto, a Tasman será capaz de carregar cerca de uma tonelada e rebocar até 3.500 quilos, mesmo número de Ford Ranger e Toyota Hilux.
Isso se deve, em parte, ao fato de a Tasman empregar molas de lâmina e um eixo ativo na parte traseira, enquanto um arranjo de braço duplo cuidará das tarefas de suspensão na frente em nome do conforto na estrada.
É provável que um diferencial traseiro blocante seja padrão em todas as versões 4x4, junto com uma capacidade para encarar áreas alagadas com até 80 cm de profundidade e todas as tecnologias de assistência ao motorista existentes.
A Kia Tasman 2025 fará sua estreia global ainda este ano, antes de entrar nos showrooms dos principais mercados mundiais no primeiro semestre de 2025. O lançamento global poderá acontecer no torneio de tênis Aberto da Austrália, no próximo ano.
Ainda não há informações oficiais sobre a venda da Kia Tasman no Brasil. Levando em consideração o crescimento do mercado de picapes no Brasil, a chegada da caminhonete média seria excelente para a marca.
No entanto, o local onde será produzida será determinante para aumentar, diminuir ou acabar com as chances de venda em nosso mercado. Vamos aguardar.