Conforme antecipamos aqui no WM1, a versão híbrida do Jeep Avenger já roda em testes lá fora e não deve demorar a chegar.
O primeiro Jeep 100% elétrico segue "em fase de estudos" no Brasil, de acordo com o posicionamento oficial do fabricante, mas fontes indicam que deve chegar por aqui no ano que vem.
Protótipos do SUV subcompacto equipado com um motor 1.2 turbo aliado a outro, elétrico, foram vistos em testes na Europa. As fotos dessa reportagem são do usuário Walter Veyr, do Facebook.
A informação de que o novo modelo terá versões híbridas já foi confirmada pela Jeep, que apenas avisou que venderá essa variante em alguns países - caso do Brasil.
Aqui, o carro deverá ter fabricação nacional, justamente para se livrar do alto imposto de importação - afinal não faria sentido vender um SUV menor que o Renegade por um preço mais alto.
Visualmente, a configuração híbrida aparenta ser bem parecida com a 100% elétrica. De alteração estética no carro flagrado, notamos a ausência da letra "e" na grade dianteira e a existência de saídas de escape na traseira, claro.
O motor a combustão desse carro de teste já foi descoberto. Isso porque a Jeep já botou a versão para que ela pudesse ser configurada no "Monte o Seu" do site europeu.
Trata-se de um propulsor 1.2 turbo de três cilindros, dito como da família GSE, de 100 cv. Achou curioso? Apesar de a Stellantis não confirmar, a imprensa europeia acredita que se trata de uma versão renomeada do conjunto PureTech criado pela PSA Peugeot Citroën.
Vale lembrar que a base do carro é feita sobre a plataforma e-CMP, da PSA, já usada pelos elétricos Peugeot e-2008, DS Crossback E-Tense e Opel Mokka-e. Isso confirma o que o WM1 revelou em março de 2021.
Na Europa, essa versão híbrida do Jeep Avenger é equipada com câmbio manual de seis marchas.
O Jeep Avenger tem 4,08 m de comprimento, 1,77 m de largura e 1,52 m de largura. Para se ter ideia, é 18 cm maior, 3 cm mais largo e 17 cm mais baixo que um Renegade. , O porta-malas leva 355 litros de bagagens.
Já foi dito por aqui, mas vale lembrar, que a versão 100% alimentada por bateria do SUV tem motor único, dianteiro, de 156 cv e 26,5 kgf.m de torque.
A aceleração de zero a 100 km/h acontece em 9 segundos. A velocidade máxima não foi revelada. Já a autonomia, de acordo com a montadora, fica entre 388 e 408 quilômetros com uma única recarga.
Também é esperado, mais para frente, que o carro receba uma configuração 4x4 com um segundo motor elétrico, e que possa alcançar algo perto dos 300 cv.
Curioso é notar o avanço da tecnlogia. Segundo a Stellantis, em uma tomada residencial de 11 kW a bateria do Avenger vai de 0 a 100% em apenas 5h34min. Em estações de recarga rápida de 100 kW, porém, tudo acontece em apenas 24 minutos – sendo que em apenas 3 minutos é possível recuperar 30 km de autonomia.
O modelo 100% elétrico já está em pré-venda em solo francês por 39.500 euros (aproximadamente R$ 205 mil). Detalhe: por lá, há um bônus ecológico de 6.000 euros (cerca de R$ 30 mil) no preço final.