O Jeep Compass é um sucesso mundial. Fabricado no Brasil desde 2016, o SUV médio acaba de receber uma profunda atualização lá fora - que deve chegar ao nosso mercado nos próximos meses, junto com novidades mecânicas importantes, como uma versão híbrida.
Hoje, vamos falar sobre seus principais features internos - que já têm sido mostrados por mídias especializadas ao redor do mundo. As imagens desta nota, por exemplo, são de um canal do Youtube chamado "NewCar2020" (veja o vídeo no fim desta reportagem). Vamos comentar também um pouco sobre o visual externo, que já era conhecido desde que o modelo foi revelado na China em novembro.
A principal novidade está na cabine, totalmente nova, reformulada, bonita e aparentemente luxuosa. Nela, o SUV passa a oferecer uma central multimídia mais moderna, com tela "flutuante", que irá receber a última geração do sistema Uconnect. Além disso, o acabamento ganha muito no quesito qualidade, com revestimentos em couro, plástico suave ao toque e material similar ao alumínio.
As soluções são novas, mais esmeradas, e o carro que é produzido no Brasil deve seguir essa filosofia. Para completar, na lista de equipamentos o SUV passa a contar com painel de instrumentos digital e câmeras para imagens em 360º, entre outras funções.
Repare que o console geral tem novo desenho, bem como as saídas de ar e os controles do ar-condicionado - na tela da central multimídia também dá para notar que existem opções específicas para o ar-condicionado.
Em termos mecânicos, na China o Compass não teve nenhuma alteração. No Brasil, contudo, o SUV deve passar a contar com a opção de motor 1.3 turboflex, que provavelmente substituirá o atual 2.0 flex aspirado. O lançamento do modelo em nosso mercado deve acontecer ainda neste primeiro semestre. As versões 4x4 a diesel, mais caras, seguirão com o mesmo trem-de-força.
Já mostramos por aqui que o SUV recebeu uma nova grade dianteira, que tem desenho inédito, com linhas cromadas que emulam um efeito do tipo cascata. Já os faróis estão mais afilados, são full-LED, e ainda incorporam luzes de convergência estática. Além disso, os faróis de neblina foram reposicionados.
Na lateral e na traseira, note que pouca coisa mudou. O destaque fica por conta da iluminação de LED nas lanternas.
Veja abaixo o vídeo sobre o Compass 2021