Durante a live de apresentação do Stonic na última quarta-feira (24/11) a Kia confirmou também a chegada do Niro para 2022. O SUV, que também é híbrido, tem porte um pouco maior que o do modelo recém-lançado por aqui e chegaria para competir em uma faixa acima. Ou seja, o Niro batalharia contra os modelos que saem por cerca de R$ 180 mil.
A nova geração do carro acaba de ser apresentada no Salão da Mobilidade de Seul, na Coreia do Sul. Uma fonte ligada à marca garante que o este novo Kia Niro é o alvo a ser importado pela importadora. Redesenhado do zero, o modelo tem forte influência do conceito Habaniro, de 2019, e mantém a "cara de tigre" dos carros da empresa, que agora se estende do capô até o para-lamas.
Aerodinâmica eficiente e materiais sustentáveis são o foco do novo Kia Niro, que estreia um inédito conceito de direção, chamado "Greenzone Drive", que muda automaticamente o sistema híbrido para um totalmente elétrico para atender à demanda por soluções de mobilidade sustentável.
Ao dirigir em "zonas verdes", como áreas residenciais ou escolas e hospitais, o veículo passa a usar energia elétrica automaticamente com base em dicas de navegação e dados do histórico de direção. Também reconhece os locais favoritos do motorista, incluindo a casa e o escritório registrados no GPS.
Por dentro e por fora, o novo Kia Niro apresenta materiais reciclados. O forro do teto, por exemplo, é feito de papel de parede reciclado, os assentos têm folhas de eucalipto e a tinta dos painéis das portas são mais ecológicas. Além disso, os bancos mais finos aumentam o espaço interno, o conforto e o estilo, aplicando um mecanismo de assento leve e de alta tecnologia.
Mesmo com todos esses detalhes, ainda não há muitos detalhes mecânicos. Segundo a Kia, o Niro estará em exibição no evento sul-coreano até 5 de dezembro e será vendido com motorizações HEV (híbrido, a que deve chegar ao Brasil), PHEV (híbrido plug-in, ou seja, recarregável na tomada) e EV (100% elétrico) a partir do ano que vem.