Aceleramos o Kia EV9, que será vendido no Brasil

Com capacidade para até sete pessoas e muita tecnologia embarcada, modelo chegará ao país no primeiro semestre de 2024

  1. Home
  2. Segredos
  3. Aceleramos o Kia EV9, que será vendido no Brasil
Carsales
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

O Kia EV9 vai ser vendido no Brasil. De acordo com uma fonte ligada à marca, as primeiras unidades deverão chegar ainda no primeiro semestre de 2024. Para que você possa conhecer um pouco mais do SUV e já ir cogitando a possibilidade de levá-lo para sua garagem, o WM1 traz um teste que nossos parceiros da Carsales, da Austrália, realizaram com o modelo.

Kia Ev9 2023 (5)
O Kia Ev9 chegará ao Brasil no primeiro semestre de 2024; preço ainda é desconhecido
Crédito: Divulgação
toggle button

Kia EV9

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

O Kia EV9 é o segundo modelo de uma família de carros elétricos com o some "EV", sigla habitual para "electric vehicle" – o primeiro foi o EV6 (eleito Carro do Ano na Europa em 2022). Projetado desde o início para ser um carro elétrico – e não um carro a combustão posteriormente adaptado para ser emissão zero -, o grande SUV da marca sul-coreana transporta até sete pessoas (existe uma configuração para seis ocupantes), é carregado de tecnologias e tem personalidade de sobra para cobrar o que irá cobrar...

Quanto custa o Kia EV9?

No mercado australiano, onde o EV9 deverá chegar no último trimestre deste ano, o preço ainda não foi confirmado pela Kia. No entanto, de acordo com os especialistas da Carsales, o valor da versão de entrada ficará acima dos 100 mil dólares australianos (aproximadamente R$ 320 mil, em conversão direta), com a versão topo de linha beliscando os 130 mil dólares australianos (cerca de R$ 415 mil).

No Brasil, com certeza será o carro mais caro da Kia, posto atualmente ocupado pela Carnival, que parte R$ 554.990. Então  podemos imaginar um EV9 acima dos R$ 600 mil.

Os equipamentos de cada versão do Kia EV9

A configuração mais básica do EV9, a Air, tem rodas de liga leve de 19 polegadas, banco revestidos com tecido e sistema de som com oito alto-falantes, mas não de marca "premium".

Avançar para a versão EV9 Earth (intermediária) provavelmente significará um passo para rodas de 20 polegadas, bem como mais equipamentos. Mas a lista completa dos pacotes de cada versão ainda não foram revelados .

Com mais de 5 m de comprimento, o Kia EV9 transposta até sete pessoas com conforto
Crédito: Divulgação
toggle button

No entanto, sabemos que o EV9 GT-Line (topo da gama) terá rodas de 21 polegadas, teto solar duplo, bancos dianteiros com ajuste elétrico e sistema de som Meridian com 14 alto-falantes.

Esse EV9 mais completo também receberá uma chave digital, que permitirá que você use seu telefone como chave e envie uma chave criptografada para telefones de amigos - esse recurso de chave digital também poderá estar disponível em outras variantes do EV9.

O EV9 será coberto por uma garantia de sete anos (sem limite de quilometragem), que também cobrirá a bateria de alta tensão por até 150.000 km. Os intervalos de serviços e preços ainda não foram anunciados, mas a Kia diz que serão semelhantes aos intervalos de um ano ou 15.000 km (aquele que acontecer primeiro) de outros modelos da marca.

O volante multifuncional com muitas telas e base chata é um os baratos no interior do SUV da Kia
Crédito: Divulgação
toggle button

Segurança a bordo

O Kia EV9 é carregado com muita tecnologia de segurança, começando com nove airbags – dois frontais duplos, dois laterais para cobrir cada porta (total quatro), um frontal central e cortinas laterais cobrindo todas as três fileiras.

Há lembretes de cinto de segurança para todos os sete assentos, bem como câmera de 360 ​​graus e monitor para detectar sonolência do motorista. Existem ainda reconhecimento de sinais de velocidade, assistência de permanência na faixa, aviso de ponto cego e alerta de tráfego cruzado traseiro. Frenagem autônoma de emergência (AEB), detecção de ocupantes traseiros e sistema de assistência de saída segura completam o sólido pacote de segurança.

Painel e softwares

O Kia EV9 tem um painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e uma tela multimídia central do mesmo tamanho. Entre as duas surge uma terceira tela, menor, com cinco polegadas, exclusiva para controlar o sistema de ventilação.

A tecnologia do EV9 possui funcionalidade de software over-the-air (OTA), que a empresa diz ser predominantemente para manter o software atualizado e ser capaz de resolver problemas remotamente.

O painel de instrumentos e a multimídia têm telas de 12,3' polegadas. São separadas por uma terceira telinha, de cinco polegadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Esse software também permite o acesso à Kia Connect Store, a "lojinha virtual" da marca, onde haverá várias atualizações e assinaturas disponíveis.

Entre as opções, há um interessante recurso Boost para as versões com tração integral AWD - que leva o torque máximo de 61,2 kgf.m para 71,4 kgf.m. Outros mercados também receberão padrões diferentes para a iluminação “digital tiger face” na grade – mas alguns países não receberão esse ecurso. O reconhecimento de impressão digital também estará disponível para definir as configurações do motorista e ligar o veículo.

Ao redor da cabine existem várias portas USB-C. Uma das entradas, para os ocupantes dos bancos dianteiros, permite alternar entre dados e energia ou somente energia. Há também tomadas USB-C nas laterais dos bancos dianteiros (para ser acessado pelos ocupantes da fila do meio) e ao lado de cada um dos assentos da terceira fila.

O EV9 é o primeiro Kia com uma chave digital que pode ser pareada com o celular. Segundo a empresa, quando você estiver fora de alcance, usará comunicação de campo próximo (NFC) ou Bluetooth para se "comunicar" com o carro.

Mesmo com as três fileiras de bancos, a capacidade de carga do EV9 chega quase a 600 litros
Crédito: Divulgação
toggle button

O EV9 também possui uma função de veículo para carga (V2L), que pode alimentar dispositivos CA comuns, como laptops e equipamentos, ou mesmo as luzes de um acampamento. E também pode ser usado para carregar outro EV, fornecendo até 3,68 kW de potência.

EV9 pode ter um ou dois motores

O Kia EV9 tem duas configurações básicas: uma com somente um motor elétrico, que traciona as rodas traseiras, e outra com dois motores, que tracionam as quatro rodas.

A opção com tração traseira está disponível com uma bateria de 76,1 kWh ou uma configuração de longo alcance, de 99,8kWh. Essa bateria maior é tudo o que está disponível nos modelos com tração integral (nas quatro rodas).

A gama padrão do EV9 produz potência máxima de 217 cv e 35,7 kgf.m de torque, o que permite ao carro acelerar de zero a 100km/h em apenas 8,2 segundos.

Estranhamente, a opção Long Range (autonomia longa) produz um pouco menos de potência, 204 cv, embora mantenha o mesmo torque de 35,7 kgf.m. A Kia diz que é porque a bateria maior funciona com uma voltagem mais baixa (552 Volts versus 632 Volts). Assim, o EV9 RWD Long Range vai de zero a 100km/h em 9,4 segundos. Os 13 cv a menos afetam parcialmente a aceleração, mas são os quilos adicionais de bateria que têm o maior impacto.

Já o EV9 com tração integral adiciona outro motor elétrico idêntico ao eixo dianteiro e o combina com a bateria maior de 99,8 kWh. Aí õ carro dispõe de 385 cv e 61,2 kgf.m, ou 71,4 kgf.m com o tal modo Boost disponível.

A versão topo de linha tem rodas de 21 polegadas e pneus Michelin de perfil baixo
Crédito: Divulgação
toggle button

Autonomia e 497 quilômetros no ciclo WLTP

Com tração apenas traseira, o Kia EV9 Air pode rodar 418 quilômetros com uma carga plena, de acordo com o padrão WLTP. Usando a bateria maior, de 99,8 kW, o alcance aumenta para 541 quilômetros.  Já com a motorização dupla e a bateria de 99,8 kWh, a autonomia com uma carga é de 497 quilômetros.

No entanto, esses números são para as versões com rodas de 19 polegadas. É provável que os veículos com dois motores tenham, em alguns mercados, rodas de 20 ou 21 polegadas - aí, segundo a Kia, o alcance cai para 470 quilômetros.

Como é dirigir o Kia EV9?

O Kia EV9 é um carro grande e o motorista sente isso. O modelo com tração integral (dois motores) que dirigimos no lançamento internacional pesa 2.634 quilos. Portanto, quase o peso de um Toyota SW4.

Mas os pneus Michelin de 21 polegadas e 285 mm de largura têm ótima aderência, garantindo curvas seguras. A direção bem ponderada aumenta a confiança.

O Kia EV9 pode ter um motor e ser tração traseira, ou dois motores e ter tração integral
Crédito: Divulgação
toggle button

O passeio é confortável mesmo com solavancos, e há uma elegância na maneira como ele se ajusta à velocidade.

Menos impressionante é a maneira como esses pneus de baixo perfil lidam com imperfeições do asfalto. Em baixas velocidades, o ajuste pode deixar o EV9 um pouco rígido.

Também não falta impulso do trem de força elétrico. Nossos carros tinham o modo Boost opcional. Enquanto o modo Eco parece rápido e um pouco monótono, selecionar o modo Normal libera o torque completo. É o modo mais equilibrado para a condução diária.

Já o modo esporte aguça as resposta ao acelerador, mas é um pouco sensível demais e o carro salta mesmo com pequenos toques no pedal do acelerador. Uma curioidade: ao ser selecionado, também aperta os apoios do banco do motorista e abaixa a almofada central, para deixar o motorista em posição mais baixa.

Há um modo regenerativo com três níveis, que podem ser selecionados por meio das aletas atrás do volante. Você pode selecionar Auto, que fornece uma regeneração mais agressiva quando um veículo à frente diminui a velocidade. O desafio é moderar o que o carro está fazendo de forma autônoma com o que você acha que deveria estar fazendo com o pé direito.

O Kia EV9 deverá ser o carro mais caro da marca no Brasil, custando acima de R$ 600 mil
Crédito: Divulgação
toggle button

O Kia EV9 pode sair da estrada?

O Kia EV9 não foi projetado para o off-road. Mas dentro dos menus do modo de condução existem programas para adaptar o controle de tração à neve, à lama e à areia.

Nós dirigimos o EV9 muito brevemente na areia, e o carro se arrastou sem esforço. Mas não recomendamos aventurar-se muito além de trilhas de terra leve, superfícies ocasionalmente soltas e neve.

O interior do Kia EV9

O Kia EV9 é oficialmente um SUV grande. Tem 5,01 m de comprimento, 1,98 m de largura e 1,75 m de altura. Destaque para a excelente distância entre os eixos, de 3,10 m.

Então, é um carro grande e sentimos isso na cabine. Há um amplo espaço entre os que estão na frente e atrás, e encaixar três adultos um ao lado do outro é fácil. .

Adultos grandes podem até se encaixar na terceira fila e não terão problemas com o generoso espaço livre. No entanto, eles estarão trocando o espaço do joelho com os da linha do meio (o banco do meio desliza).

O emblema "Kia" iluminado no volante fala um pouco sobre o esforço colocado nos detalhes do EV9. A iluminação ambiente por trás do painel de instrumentos semiflutuante e os materiais modernos – incluindo os apoios de cabeça dianteiros em tela – formam uma combinação elegante.

A modularidade dos bancos é uma das vantagem do Kia EV9 em relação aos concorrentes
Crédito: Divulgação
toggle button

Os botões do touchpad integrados à faixa do painel (está disponível em vários acabamentos, incluindo aparência de madeira) funcionam bem para selecionar rapidamente os menus principais na tela de toque.

Com todos os sete assentos em uso, a Kia diz que ainda sobram 571 litros de espaço para bagagem, mesmo que o porta-malas não pareça tão generoso assim. Parte desse armazenamento está no "frunk" sob o capô.

O volume aumenta para 2.320 litros se você dobrar as fileiras do meio e de trás, transformando o EV9 em um de dois lugares.

Devo comprar um Kia EV9?

O Kia EV9 oferece conteúdo e espaço, mas tem um preço que não é normalmente associado a marcas convencionais.

Aqueles preparados para olhar além do emblema serão recompensados ​​com um SUV familiar envolvente e funcional, e que também oferece grande desempenho.

Vídeo relacionado

 

Comentários
Wid badge