A Kia se prepara para iniciar uma metamorfose no Brasil. Depois de uma fase transitória, onde todos os seus carros passaram a ser híbridos, agora a empresa coreana pretende iniciar a fase de veículos totalmente elétricos por aqui.
Depois de algumas temporadas rodando com um EV6, curiosamente o primeiro modelo 100% elétrico da empresa a ser lançado por aqui será o EV5, no final deste mês.
O EV5 é um dos players mais importantes dessa nova "família". É um SUV médio feito para atender às necessidades das famílias conhecidas como "millenials". Tem o tamanho do Sportage, outro utilitário médio, mas no Brasil deverá chegar um degrau acima na faixa de preço e disputar clientes de carros na faixa dos R$ 300 mil.
Alimentado por bateria Blade da BYD de 64,2 kWh, o EV5 tem alcance de até 530 quilômetros. Já o modelo com bateria de longa autonomia, de 88,1 kWh, estende o range para até 720 quilômetros. A Kia ainda não definiu qual será a configuração importada.
O SUV tem sistema de motor duplo, com um elétrico dianteiro de 215 cv (160 kW) e um traseiro de 98 cv (73 kW). Juntos, geram potência combinada de 313 cv.
Depois do EV5, a expectativa é que a Kia lance o EV9 - este, um SUV bem maior, que aqui chegaria para disputar clientes de modelos grandes como o Volvo EX90 (a versão elétrica do XC90, ainda a ser lançada), BMW iX e Audi Q8 e-tron, entre outros.
O Kia EV9 tem duas configurações: uma com apenas um motor elétrico, que traciona as rodas traseiras; e outra com dois motores, que tracionam as quatro rodas. A primeiras opção é alimentada por uma bateria de 76,1 kWh ou por uma com configuração de longo alcance, de 99,8 kWh. Essa bateria maior, aliás, é a que alimenta os motores do modelo com tração nas quatro rodas.
A gama padrão do EV9 entrega potência máxima de 217 cv e 35,7 kgf.m de torque, o que permite ao carro acelerar de zero a 100 km/h em apenas 8,2 segundos. A marca, no entanto, planeja trazer uma variante com ainda mais potência para nosso mercado.
Esses dois, EV5 e EV9, são esperados para este ano. Ambos estiveram no Classic Car Celebration, tradicional evento de carros clássicos que aconteceu no interior de São Paulo, em junho.
Depois de EV5 e EV9, a Kia deve focar os esforços no lançamento de modelos menores, como o EV3 e o EV2.
Em tamanho, o EV3 seria uma espécie de Niro, ainda que a proposta visual dos carros 100% elétricos da marca seja totalmente diferente da exibida pelos modelos híbridos. o EV2, consequentemente, seria um veículo do tamanho de um Stonic, também 100% movido a bateria.
O EV3 vem primeiro, entre o final deste ano e o começo de 2025. Depois seria a vez do EV2, durante o ano que vem. E se tudo seguir na linha, o EV4 e até uma atualização do EV6 chegariam nas próximas temporadas.
A Kia já confirmou que só lançará carros híbridos ou 100% elétricos nos próximos anos. A marca quer, globalmente, lançar 15 novos modelos movidos a bateria até 2027, já considerando EV5, EV9 e EV6.
A ideia é que, até 2030, 38% de suas vendas globais sejam de carros elétricos - média de 1,6 milhão de EVs por ano.