A Jeep confirmou nessa quinta-feira (6) que a linha de montagem de seu polo automotivo em Goiana (PE) já está preparada para iniciar no segundo semestre deste ano a produção do SUV de sete lugares da marca. Já são fabricados na planta o Renegade, o Compass e a picape Fiat Toro – assim como a Jeep, a marca italiana pertence à FCA, que integra o grupo Stellantis.
“Ao mesmo tempo que preparamos nossa linha de produção para receber o novo veículo, ainda mais sofisticado e com mais tecnologia embarcada, capacitamos o time para as novas operações. E seguimos com a produção dos outros modelos, inclusive a nova Fiat Toro e os Jeep Compass e Renegade conectados”, explica Juliana Coelho, gerente da fábrica.
A Jeep já havia divulgado, em abril, teaser com imagens do modelo: um vídeo onde era possível notar que o primeiro SUV de sete lugares da marca no Brasil tem visual semelhante ao da atual geração do Grand Cherokee - especialmente na grade.
O modelo também já havia sido flagrado pelo WM1 nas ruas de São Paulo com bastante camuflagem, e com placas de Betim (MG), cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, onde fica localizada a maior fábrica da FCA no Brasil (e no mundo).
A Jeep informou que a planta de Goiana já passou por ajustes para receber o novo utilitário esportivo. Antes de implementar as mudanças na prática, as adaptações foram concebidas virtualmente durante nove meses com a participação integrada de todas as áreas da empresa envolvidas no projeto.
"Conseguimos simular a linha de produção e antecipar os desafios. Consequentemente, somos mais assertivos e ágeis na prática, além de alcançar maior eficiência no custo e identificar pontos de melhoria que beneficiam todos os modelos produzidos na planta, garantindo mais qualidade ao produto final", explicou Juliana.
No material divulgado hoje, a Jeep destaca que o novo modelo foi desenvolvido desde o início totalmente no Brasil (é o único SUV do segmento D, ou seja, de SUVs grandes, projetado no país), mas tem conceito global e será exportado também para outras regiões latino-americanos.
De acordo com informações já veiculadas na imprensa especializada, o maior SUV nacional virá equipado com o novo motor 2.0 turbodiesel de mais de 200 cv e transmissão automática de nove velocidades e tração 4x4. No entanto, o "Commander - suposto nome do utilitário - também poderá ter motor 1.3 T270, o mesmo do novo Compass, casado com o câmbio automático de seis marchas.