A nova geração da picape compacta Chevolet Montana só será lançada em 2023, mas a fabricante já trata de "badalar" o modelo desde agora. A marca soltou um material informando que o carro terá "o melhor aproveitamento de espaço interno do segmento".
Segundo a GM, as características de um carro inédito são determinadas principalmente por pesquisas com os consumidores e estudos de mercado. E com base em informações oriundas destas fontes seus engenheiros e designers chegaram à conclusão que a próxima tendência no segmento é de modelos que proporcionem mais conforto aos passageiros e maior versatilidade no uso da caçamba. Para nós, do WM1 isso não é surpresa...
- O cliente deseja uma picape espaçosa, mas também se preocupa com as dimensões do veículo, principalmente pelo tamanho das vagas de estacionamento disponíveis em grandes centros urbanos - explica a gerente de pesquisa avançada de mercado na GM América do Sul, Marianni Sanchez.
Sendo assim, os projetistas resolveram inovar nas proporções da nova Montana. Com o uso de materiais mais leves e resistentes para a carroceria, a necessidade de um motor muito grande foi reduzida, e isso permitiu aumentar a área da cabine e manter bom espaço para cargas. Ou seja, podemos esperar motorizações bem compactas, como o 1.0 tricilíndrico aspirado de Onix e Onix Plus.
Segundo Marianni Sanchez, a nova Montana terá pelo menos 2 cm a mais de espaço para os joelhos dos passageiros traseiros em relação aos modelos concorrentes, e os espaços frontal e traseiro para as cabeças dos ocupantes também serão superiores. Curiosamente o mesmo "informe" da GM destaca, ainda, que a ergonomia bem planejada proporcionará acomodação confortável "dos até cinco ocupantes" - sim, a nova Montana terá cabine dupla, conforme mostra a imagem que ilustra essa matéria.
A nova Montana está em fase final de desenvolvimento e será a próximo integrante da nova família de veículos globais da Chevrolet, já composta pelas atuais gerações de Onix, Onix Plus e Tracker. Segundo a GM, a futura picape Chevrolet também terá um "inovador sistema de conectividade", capaz de receber atualizações remotas de software ligados à arquitetura eletrônica do veículo e aos aplicativos nativos da central multimídia.