Há quase um mês, a marca chinesa Neta anunciou oficialmente sua chegada ao Brasil e confirmou que, além de uma fábrica local entre 2025 e 2026, ainda em 2024 lançará três modelos de uma só vez. Mas não deu pistas sobre quais serão.
Pois bem, analisando o portfólio de produtos da Neta e conversando com algumas fontes do mercado, um dos integrantes deste trio inicial poderá ser o Aya, modelo que disputaria os mesmos consumidores do BYD Dolphin e do GWM Ora 03.
Para se ter uma ideia do potencial desta faixa do mercado de carros elétricos, o Dolphin emplacou, nos primeiros cinco meses do ano, 8.095 unidades, de acordo com dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Já o Ora 03 registou 3.098 carros comercializados.
O Neta Aya é considerado um crossover que mistura elementos de hatchback e de SUV, e sua proposta é totalmente urbana.
O modelo tem 4,07 metros de comprimento, com 2,42 m de distância entre os eixos, 1,69 m de largura e 1,54 m de altura. Já o porta-malas tem capacidade para 335 litros.
O crossover é equipado com um motor elétrico posicionado no eixo dianteiro, que desenvolve 95 cv de potência máxima e 15,3 kgf.m de torque. Dois modelos de condução estão disponíveis: Normal e Sport.
A bateria é de 37,3 kWh, o que proporciona uma autonomia de aproximadamente 410 quilômetros - isso de acordo com as medidas utilizadas pelo mercado chinês (aqui no Brasil poderá ser menor).
Caso realmente venha para o Brasil, não é possível ainda definir qual será o pacote de itens de série do Neta. No entanto, na versão topo de linha, o Aya conta com assistente de permanência em faixa, alerta de saída de faixa, controle de cruzeiro adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência e farol alto adaptativo.
A central multimidia tem tela de 14,6 polegadas, é sensível ao toque e compatível com Apple CarPlay (não há informações sobre compatibilidade com Android Auto). O carro também tem painel de instrumentos digital, volante multifuncional, carregamento de celular por indução (wireless charger) e freio de estacionamento eletrônico.