Talvez uma das grandes notícias de 2022 para os fãs dos carros da Honda seja a decisão da marca japonesa de (finalmente?) confirmar o lançamento no Brasil do novo Civic Type R. E, depois de muito suspense, a versão esportiva mais extrema do modelo médio acaba de ser revelada em sua versão de produção.
O Type R sempre se destacou pelo visual arrojado e também pela preparação para garantir altas doses de emoção. Tanto que pouca coisa é aproveitada das versões mais mansas.
Ainda baseado na carroceria hatch de cinco portas, o mais esportivo dos Civic de 11ª geração segue a fórmula de adotar materiais mais leves para a carroceria, que desta vez foi combinada ao uso de portas traseiras mais largas e exclusivas.
Por falar em exclusividade, o interior terá bancos vermelhos forrados com uma imitação de suede (material pensado para reduzir o deslizamento no assento mesmo em condições de alta "força G") e o quadro de instrumentos digital que vai incorporar novas funções úteis para uso em track days, como um cronômetro.
Passando para a mecânica: a Honda não divulgou a ficha técnica completinha da variação esportiva do Civic "11". Esse mistério deve acabar apenas no último trimestre deste ano, que é quando acontecerá o lançamento internacional do modelo.
Mas já se sabe que o novo Honda Civic Type R será o mais potente da história, trazendo uma variação bem melhorada do motor 2.0 que equipava o antecessor (que já desenvolvia 320 cv em sua configuração mais brava) combinada sempre ao câmbio manual de seis marchas.
Para se ter uma ideia do que esperar, o cupê Si da 10ª geração já era bem divertido com o seu motor 1.5 turbo de "apenas" 208 cv.
O Type R chega ao mercado brasileiro em 2023 para ser a opção esportiva do modelo, cuja variação sedã não é mais produzida em Itirapina (SP) pela Honda. Junto do Civic esportivo, a marca japonesa já confirmou o lançamento no Brasil do três volumes de 11ª geração, que volta ao país importado da Tailândia e com a motorização híbrida e:HEV.