A General Motors anunciou em maio um investimento bilionário no Brasil para, entre outros fins, produzir em São Caetano do Sul (SP) uma nova picape compacta-média para substituir a Chevrolet Montana. A empresa ainda não divulgou detalhes sobre o modelo, mas já confirmou que o novo modelo "aproveitará" o nome Montana e iniciou os testes dos primeiros protótipos na Ásia.
Fotos publicadas pelo site Auto Post Korea mostram um modelo bastante camuflado nas redondezas do centro de engenharia e design da GM em Bupyeong-gu, na Coreia do Sul. Nessa instalação foi desenvolvido o Trailblazer, SUV compacto destinado ao mercado asiático e que não tem nada a ver com o modelo fabricado no Brasil sobre o chassi da picape S10.
Apesar dos disfarces, o protótipo revela que a nova Montana terá visual inspirado no Trailblazer asiático. O conjunto ótico da picape será dividido em dois blocos, com luzes de rodagem diurna na parte superior e os faróis logo abaixo, como na Fiat Toro.
Estruturalmente, a Montana aproveitará a plataforma GEM dos novos Onix/Onix Plus e Tracker. Com isso, a picape será maior que a antecessora, e se aproximará dos 5 metros de comprimento para competir diretamente com a renovada Fiat Toro (mede 4,95 metros).
A estreia da nova Montana no Brasil deverá ser somente no segundo semestre de 2022, segundo fontes ligadas à GM consultadas pelo jornalista André Deliberato, do WM1. A picape deverá ser lançada com a motorização 1.2 turbo flex de 133 cv de potência, combinada ao câmbio automático de seis marchas, do Tracker Premier.
Há ainda a possibilidade de a picape ter versões mais potentes desse propulsor ou algum outro inédito. Um sistema de tração 4x4 também não está descartado.
Além do Brasil, a nova Montana também será comercializada em outros mercados da América Latina. Por aqui, além de ter a Fiat Toro como rival, competirá contra a Renault Duster Oroch reestilizada e Ford Maverick. A Hyundai Santa Cruz e a Volkswagen Tarok também deverão entrar na lista de rivais no segmento de picapes compactas-médias.