Depois de uma extensa variedade de fotos da nova geração da Ford Ranger ainda camuflada, a marca norte-americana resolveu divulgar as primeiras imagens oficiais da picape, ainda sem revelar seu visual definitivo. Nas imagens, a picape enfrenta testes off-road extremos em territórios da Austrália e Nova Zelândia, dois de seus grandes mercados.
Ao lançar as fotos e até um vídeo das versões ainda protótipos da Ford Ranger desenvolvido sobre a plataforma T7 (com a hashtag #NextGenRanger), a marca também confirmou que a próxima geração será "revelada ainda este ano". O lançamento deve acontecer no primeiro semestre no mercado australiano e até o final de 2022 ou começo de 2023 aqui no Brasil.
Nas imagens e filmagens oficiais divulgadas pela Ford, os protótipos da Ranger, ainda camuflados, usam placas australianas e são vistos em trechos de lama, areia, pedras e neve. Houve rumores de que a picape pudesse ter sistema 4x4 integral, mas o vídeo mostra "travessuras" que só podem ser feitas com tração traseira, o que sugere que o arranjo 4x4 seja em tempo parcial.
Carro mais vendido da Ford Austrália, origem do vídeo abaixo, a Ranger é crucial para o sucesso da marca e também servirá de base para a próxima geração da Volkswagen Amarok - que deverá ser lançada um ano depois, em 2023. Por aqui, a dupla deverá seguir importada da Argentina. As rivais continuam: Toyota Hilux, Chevrolet S10, Mitsubishi L200 e Nissan Frontier, entre outras.
A Ford não confirmou ainda detalhes sobre os conjuntos de força, especificações do chassi ou novas tecnologias, mas disse que a nova Ford Ranger será "a mais resistente, capaz e conectada já desenvolvida pela Ford".
Apesar da camuflagem, dá para notar que o design é semelhante ao que já vimos na Maverick, com grade maior e mais ampla e faróis de LED em posição vertical com luzes diurnas em formato de C. A inspiração das duas picapes vem da nova F-150.
Em termos de trem de força, a nova Ford Ranger deve adotar motores V6 para modelos de alta especificação; um V6 EcoBoost biturbo a gasolina com até 402 cv para a versão Raptor, mais poderosa; e um turbodiesel V6 3.0 para as versões topo de linha da picape na Austrália - segundo estimativas, esse conjunto atinge cerca de 252 cv e 60,9 kgf.m de torque.
A atual Ford Ranger Raptor do mercado australiano, apenas para efeito de comparação, tem motor a diesel, 2.0, biturbo, de 210 cv e 50,1 kgf.m.
Também se especula sobre versões híbridas da nova Ranger - e ainda um modelo 100% elétrico - o que daria à picape mais apelo de showroom em alguns mercados, como a Europa e os EUA, principalmente. No Brasil, a Ranger deverá concentrar as forças em versões tradicionais e híbridas.
Também espera-se que a nova geração da picape venha com o novo sistema de entretenimento Sync 4, que poderia vir oferecida por uma tela central tátil de 12 polegadas, além de oferecer funções por meio de um display digital de 12,3 polegadas no quadro de instrumentos - assim como a F-150. O jeito é esperar para ver.