O Grupo PSA ainda guarda segredo, mas já testa no Brasil o compacto que substituirá o Citroën C3 em nosso mercado ainda em 2021. Um protótipo do compacto foi flagrado pelo leitor do WM1 Bruno Martins quando rodava camuflado na BR-040, nas proximidades de Juiz de Fora (MG), o que mostra que a fabricante francesa trabalha forte para lançar o modelo no segundo semestre, conforme já comentamos aqui.
De acordo com Martins, “o carro tem porte de hatchback compacto, porém, mais altinho, como se fosse um mini Citroën C4 Cactus”.
Ainda chamado de Projeto CC21, o novo compacto é desenvolvido em parceria com a filial da Citroën na Índia– será o carro de estreia da marca naquele país.
Trata-se de um projeto de baixo custo para mercados emergentes, derivado de uma variante simplificada da plataforma modular CMP, que é a base do novo Peugeot 208 fabricado na Argentina e na Europa.
E a novidade, de fato, terá um perfil mais altinho para chegar no porte do Renault Sandero/Stepway. Elementos estéticos, como molduras nas caixas de roda e racks no teto, serão aplicados para remeter à aparência de um pequeno SUV/crossover que ficará posicionado abaixo do C4 Cactus.
As motorizações do sucessor do C3 ainda são mantidas em segredo, mas o modelo poderá estrear no Brasil o 1.2 turbo de três cilindros, previsto para chegar por aqui no ano passado no novo Peugeot 208. Presente em modelos da PSA na Europa, esse motor entrega 130 cv de potência com gasolina.
Outra possibilidade é a utilização do Firefly 1.0 turbo, com potência estimada em 120 cv, que a Fiat já produz em Minas Gerais. Essa solução poderia ser colocada em prática com a fusão da PSA com a FCA, que originou a Stellantis, o que resulta em redução de custos, uma vez que o motor 1.2 turbo é importado.
O relato de Bruno Martins, autor do flagra, pode ser uma pista sobre a adoção de um motor turbo no mercado brasileiro. “Ele (protótipo) estava acompanhado de um Peugeot 208. Quando perceberam que eu tirava fotos, (os motoristas) aceleraram forte.”
Já o veterano 1.6 aspirado de até 122 cv tem chances de ser mantido em versões mais baratas do novo carro.
Além do hatch, essa plataforma também dará origem a outros dois carros inéditos que serão desenvolvidos para a América Latina: um sedã, provavelmente para competir com Chevrolet Onix Plus e Volkswagen Virtus, e um SUV para ocupar o lugar da minivan aventureira C3 Aircross.