Dias depois de ser mostrada na forma de sketches, a nova Volkswagen Amarok foi flagrada em testes nos Estados Unidos ainda bastante camuflada. Embora a picape não tenha sido vendida (e talvez nunca seja) no mercado norte-americano, a sua presença naquele país tem alguma relação com o compartilhamento de plataforma e componentes com a recém-lançada nova geração da Ford Ranger.
Os desenhos divulgados pela Volkswagen mostram que a nova Amarok terá um visual mais robusto. A dianteira terá um capô mais alto e grade em formato de X, enquanto a carroceria ganhará vincos para dar uma aparência mais musculosa.
A traseira terá poucas mudanças, mas adotará linhas mais retilíneas e angulosas, além de lanternas com arranjo luminoso em LED.
O interior, por sua vez, será mais sofisticado com a adoção do painel digital e da central multimídia com uma grande tela vertical, idênticos aos da nova Ford Ranger.
De acordo com a Volkswagen, a picape será ligeiramente maior que o modelo atual. Com isso, a nova Amarok atingirá os 5,35 metros de comprimento com o acréscimo de 10 cm nessa medida. A fabricante diz que a cabine será mais espaçosa para oferecer mais conforto aos ocupantes – principalmente os do banco traseiro.
A marca alemã também promete uma caçamba maior, de modo que a picape será capaz de transportar pallets do padrão europeu. Já as novas suspensões terão até 24 cm de distância livre do solo.
Em termos de tecnologia, a Amarok, enfim, ganhará as assistências de auxílio à condução que as concorrentes já oferecem. É provável que a picape seja equipada com controle de cruzeiro adaptativo, frenagem autônoma emergencial, entre outros recursos.
A Volks não deu detalhes, mas confirmou que a nova Amarok será movida por um motor V6 turbodiesel. A dúvida é se a marca manterá o atual 3.0 V6 de 258 cv de potência e 56,1 kgf.m de torque ou se adotará o EcoBoost 3.0 V6 de 253 cv e 60 kgf.m da nova Ford Ranger.
A segunda geração da Volkswagen Amarok será fabricada na Argentina, mas só deverá estrear na América Latina após o lançamento da nova Ford Ranger, com a qual dividirá a linha de produção no país vizinho, prevista para 2023.