O lançamento do Citroën C3 de terceira geração está próximo. Tanto que o visual interno e externo do hatch compacto já foi revelado em alguns teasers divulgados pelo próprio fabricante. Mas a gama de versões e motores ainda era um mistério - que começa a ser revelado agora.
O pessoal do perfil de Instagram @placadoscarros descobriu as placas de algumas unidades já licenciadas do novo Citroën C3 e, com isso, desvendou o nome de três versões do modelo: Feel Pack, Live e First Edition.
A Live aparece registrada nos sistemas do Renavam com motor 1.0, que provavelmente é o Firefly de três cilindros e 75 cv. Lançado inicialmente na linha Fiat, o propulsor equipou os modelos Mobi e Uno, que ainda está no Argo e que recentemente passou a ser usado também no Peugeot 208 1.0, modelo que assim como o novo C3 é feito sobre a plataforma CMP. Atualmente, a única opção de câmbio para este propulsor é o tradicional manual de cinco marchas.
A Feel Pack, por sua vez, aparece registrada com a sigla "AT". É um indicativo de que o modelo realmente deverá ter, em suas versões mais equipadas, o motor 1.6 16V de 120 cv e o câmbio automático convencional de seis marchas. É o mesmo conjunto usado no Peugeot 208 e no Citroën C4 Cactus. Aliás, se seguir o padrão do SUV, a configuração deverá ter uma posição intermediária na linha do novo Citroën C3.
Já a First Edition, como o nome em inglês deixa claro, deverá ser uma série especial de lançamento e também aparece com a sigla "AT". Então deverá ter o conjunto motriz mais potente combinado com um pacote de equipamentos mais completo - e até diferenciais estéticos em relação às versões "de linha".
Nesta nova geração brasileira, o C3 se descola do carro europeu e passa a ser um hatch aventureiro, desenvolvido especificamente para mercados em desenvolvimento. No Brasil, o modelo é feito na fábrica de Porto Real (RJ), onde também são feitos o Citroën C4 Cactus e Peugeot 2008. O mesmo automóvel também será feito na Índia, embora com uma gama diferente de motores.