Um dos lançamentos mais esperados do ano no segmento de hatches compactos, o novo Citroën C3 já tem data para estrear no mercado brasileiro: 30 de agosto.
Agora descolado do carro europeu, o novo Citroën C3 brasileiro de terceira geração é produzido em Porto Real (RJ) e compartilha o mesmo projeto com o carro lançado em julho na Índia - embora com grande participação do time de engenharia local da Stellantis.
O novo Citroën C3 é o primeiro modelo da linha C-Cubed, uma família com três novos modelos globais projetados para mercados emergentes e que vão compartilhar a mesma plataforma CMP.
Diferente da pegada urbana do antecessor, o novo C3 é considerado pela marca como um "hatch com atitude SUV", trazendo como destaque a carroceria com elementos de estilo que remetem diretamente aos utilitários esportivos e até a opção da pintura em dois tons.
O novo Citroën C3 usa uma variação simplificada da base modular CMP - a mesma usada em sua especificação de topo no Peugeot 208 de geração mais recente.
Se seguir as medidas do carro vendido na Índia, o novo hatch terá 3,98 m de comprimento, 1,73 m de largura, 1,59 m de altura e 2,54m de entre-eixos. Já o porta-malas tem capacidade para 315 litros.
Com essa pegada SUV, o novo Citroën C3 chega para brigar no hoje árido segmento dos hatches aventureiros, e terá como concorrentes diretos apenas o Fiat Argo Trekking e o Renault Stepway, que tem dimensões um pouco maiores.
Já se considerarmos apenas as medidas da carroceria, o modelo fica na mesma faixa de tamanho do Hyundai HB20 e abaixo de outros hatches compactos, como Peugeot 208, Volkswagen Polo e Chevrolet Onix.
Na lista de equipamentos, a Citroën já confirmou que um dos destaques do novo C3 será a central multimídia com tela de 10 polegadas e espelhamento sem fio via Android Auto e Apple CarPlay.
Segundo o fabricante, serão 13 opções de cores para a carroceria, incluindo o teto em branco ou preto. No total, o novo hatch terá mais de 150 combinações diferentes em versões, motorizações e acessórios.
O C3 vendido na Índia usa os motores 1.2 PureTech de três cilindros em variações de 82 cv e 110 cv, com câmbios manuais de cinco e seis marchas, respectivamente.
Mas essas combinações de motores e transmissões não estarão no carro brasileiro. Já se sabe que, por aqui, as versões mais baratas da linha vão sair de fábrica com o propulsor 1.0 Firefly, combinado a um câmbio manual de cinco marchas. Já as mais caras serão equipadas com o 1.6 16V EC5, e terão a opção da transmissão automática de seis velocidades.