Novo Fiat Grande Panda mostra o futuro do Argo

Modelo foi revelado na Europa e exibe nova linguagem de design. Usa a mesma plataforma dos Citroën C3 e C3 Aircross

  1. Home
  2. Segredos
  3. Novo Fiat Grande Panda mostra o futuro do Argo
Roberto Dutra
Compartilhar
    • whats icon
    • bookmark icon

A linha Fiat Panda é famosa e antiga na Europa - nasceu em 1980. Desde então, jamais saiu de linha e sempre teve um pouco a ver com os modelos que a marca italiana lançou no Brasil. Por exemplo, é possível conectar o visual do Panda oitentista com o do primeiro Uno lançado no Brasil, e um dos Pandas mais recentes inspirou a última linha do mesmo Uno, aquela com as três pintinhas na parte dianteira.

Fiat Grande Panda (0)
O Fiat Grande Panda foi revelado na Europa e deverá ser vendido por lá no segundo semestre
Crédito: Divulgação
toggle button

Agora, a Fiat mostrou na Europa o Grande Panda. É um modelo inteiramente novo, que aponta para o futuro do nosso Argo. Esse Grande Panda é diferente do Panda que existe no velho Continente, que por sua vez continuará em produção até, pelo menos, 2026.

  • Comprar carros
  • Comprar motos
Ver ofertas

Jáo Grande Panda inaugura uma nova linha de automóveis, que ganhará um modelo novo por ano até 2027. Deverão ser quatro, portanto. Todos baseados na mesma plataforma STLA Smart, que é uma adaptação da arquitetura CMP desenvolvida na Índia. Pois é, hoje em dia quase tudo passa pelo mercado indiano...

O Grande Panda exibe a nova linguagem visual da marca, com linhas mais retas que arredondadas
Crédito: Divulgação
toggle button

Para quem não está ligando o nome aos veículos, essa nova plataforma já roda em ruas brasileiras: é a mesma usada pelos Citroën C3 e C3 Aircross - Fiat e Citroën, como sabemos, fazem parte do Grupo Stellantis.

É uma plataforma versátil, que permite o uso de diferentes motores, incluindo elétricos. Na Europa, o Grande Panda nasce em versões elétrica e híbrida. Tem 3,99 metros de comprimento, praticamente a mesma coisa dos 4,01 metros do nosso Argo.

O Grande Panda tem requintes como as rodas com desenho de "X" e o nome estampado nas laterais
Crédito: Divulgação
toggle button

Sendo assim, a próxima geração do Argo deverá baseada nesse Grand Panda e provavelmente usará os motores Firefly 1.0 e 1.3 já aplicados por aqui em vários modelos.

Modelo inteiramente novo, o Grande Panda também sobressai por exibir a nova linguagem visual da marca, com design mais quadrado do que arredondado e predominância de linhas e cantos retos, inclusive nos faróis e nas lanternas.

Este é o Fiat Panda de 1980. Lembra um certo carro brasileiro, não é mesmo?
Crédito: Divulgação
toggle button

Frente e traseira, aliás, são tão diferentes quanto foram as do último Uno, com as tais "pintinhas" dianteiras e as lanternas verticais que até hoje agradam bastante. A aparência robusta certamente será um bom argumento de vendas.

O início das venda do Grande Panda na Europa ainda não foi revelado. A Fiat disse apenas que será comercializado na Europa, no Oriente Médio e na África. O anúncio deverá ser feito no início de julho, quando a Fiat comemora aniversário. Provavelmente chegará às lojas entre o segundo semestre deste ano e o início de 2025. No Brasil, é coisa para 2026.

 

Comentários