Ao anunciar as chegadas de Palisade e Ioniq 5 durante um evento em São Paulo na semana passada, a Hyundai também apresentou as novas gerações dos SUVs Santa Fe e Kona, e afirmou que um dos dois será escolhido pela marca para ser vendido ainda este ano no Brasil.
Executivos da marca não deram dicas de qual será o escolhido, e a própria Hyundai disse que irá se manifestar somente no "momento oportuno".
No entanto, as evidências mostram que o Kona deverá vencer a disputa contra o Santa Fe e ser o escolhido para estar no mercado brasileiro a partir do segundo semestre.
E o ponto que coloca o Kona em vantagem sobre o Santa Fe é simples: o SUV já é comercializado por aqui em sua geração anterior, importado pelo Grupo Caoa nas configurações híbrida e elétrica pelos preços de R$ 169.990 e R$ 189.990, respectivamente.
Sendo assim, o trabalho da Hyundai ganharia em agilidade, pois seria apenas a troca de geração de um modelo que já é vendido no Brasil.
Importante lembrar que, no começo do mês, Hyundai Motors do Brasil e Grupo Caoa firmaram acordo no qual a marca sul-coreana passa a controlar a importação de seus veículos, algo que estava nas mãos da empresa criada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, e também terá ação direta sobre os modelos que serão produzidos na fábrica de Anápolis (GO), pertencente ao grupo.
Caso se confirme este cenário, o Santa Fe não será deixado de lado para sempre. O SUV, que ganhou nova geração e chamou a atenção pelo seu novo design e alto nível de tecnologia, poderá vir importado em um outro momento - pode ser a partir de 2025 -, já que no passado o modelo foi vendido no Brasil e teve boa aceitação.
O novo Hyundai Kona 2024 foi revelado no ano passado, e em relação à geração atual vendida no Brasil está maior, mais tecnológico e com um visual bem mais arrojado e moderno.
Agora com um porte muito mais de SUV, o modelo tem 4,35 m de comprimento (14 cm maior que o atual), sendo 2,66 m de distância entre os eixos (6 cm maior), 1,83 m de largura (2,5 cm mais largo) e 1,58 m de altura (2 cm mais alto).
O Kona manterá aqui no Brasil as duas configurações eletrificadas. A híbrida tem motor 1.6 aspirado atrelado a um segundo motor elétrico, e juntos entregam 140 cv de potência e 27 kgf.m de torque. O câmbio é automatizado de dupla embreagem.
Na opção elétrica serão duas configurações, ambas com tração dianteira. A mais “calma” tem 156 cv de potência máxima (115 kW) e a mais forte, 218 cv (160 kW). As bateria são de 48 kWh e 65 kWh, respectivamente. As autonomias são de 377 quilômetros e 514 quilômetros, de acordo com o ciclo WLTP.
No acabamento, todos os materiais são de muita qualidade e, claro, exibem um visual moderno. Destaque total para as duas telas de 12,3 polegadas cada, uma do painel de instrumentos e a outra da central multimídia.