Após reestilizar e introduzir a nova motorização turbo flex no Compass, agora a Jeep prepara mais uma atualização, chegou a vez do Renegade. Fotos publicadas no perfil
target="_blank" rel="noopener noreferrer">Gessner Motors, confirmam que o SUV mais vendido no Brasil no primeiro semestre de 2021 ganhará uma renovação visual em breve.
Será a segunda reestilização que o Renegade sofrerá desde o seu lançamento, em 2015 (a primeira foi em 2018). Embora o protótipo flagrado em Alagoas estivesse bastante camuflado, é possível notar mudanças concentradas na dianteira do SUV.
O para-choque ganhará um aplique trapezoidal na parte inferior, que reposiciona a entrada de ar do motor e o suporte da placa. Marcas registradas do Renegade, a grade com sete nichos e os faróis redondos serão mantidos.
As fotos mostram ainda que os faróis de neblina retangulares de LED, posicionados na parte inferior do para-choque dianteiro, substituirão os atuais arredondados com lâmpadas halógenas.
Na traseira, os retoques serão mais discretos. As lanternas deverão ganhar iluminação em LED em todas as versões (atualmente estão presentes somente a partir da intermediária Longitude). O para-choque também será levemente redesenhado.
Já a cabine do Renegade herdará o novo volante do Compass 2022. Apesar de o painel do protótipo estar coberto por uma capa preta, é possível prever que o SUV ganhará uma nova central multimídia com tela maior, novos comandos de ar-condicionado e novo padrão de acabamento.
Assim como o irmão maior, o Renegade deverá ganhar um painel de instrumentos totalmente digital, ao menos nas versões mais caras.
A principal novidade da atualização do Renegade estará escondida sob o capô. A dúvida, no entanto, é se o Jeep será equipado com o motor GSE 1.3 turbo, de 185 cv de potência e 27,5 kgf.m de torque do Compass 2022, ou o GSE 1.0 turbo com cerca de 130 cv e 20 kgf.m que estreará no Fiat Pulse.
Outra solução seria utilizar o GSE 1.3 turbo recalibrado para entregar aproximadamente 150 cv, como já ocorre com o Renegade vendido na Europa.
Independentemente da opção, um novo motor turbo substituirá o veterano e.TorQ 1.8 aspirado de 139 cv. O propulsor turbinado certamente será dotado de injeção direta de combustível, sistema MultiAir III de variação inteligente das válvulas de admissão.
Além disso, o SUV receberá o bloqueio eletrônico do diferencial dianteiro para favorecer o desempenho em pisos de baixa aderência. O recurso é o mesmo aplicado nas picapes nova Fiat Strada e Toro 2022.
As versões turbo flex do SUV continuarão equipadas com o câmbio automático de seis marchas da Aisin, enquanto a caixa automática de nove velocidades da ZF será mantida para as variantes com motorização 2.0 turbodiesel de 170 cv e 35,7 kgf.m e tração 4x4.
Embora a Jeep já faça protótipos do Renegade turbo flex, o SUV deverá ser lançado somente no começo do ano que vem, já como ano/modelo 2023.